Pane deixa 87 mil sem telefone em três municípios do Sertão da PB
As chuvas e os raios registrados no último fim de semana na região do Alto Sertão do Estado provocaram, além de alegria e esperança para os agricultores, dor de cabeça e transtornos para moradores de pelo menos três cidades sertanejas. A maior parte dos estabelecimentos comerciais e residências que possuem telefone fixo e linhas de internet nos municípios de Cajazeiras, Bonito de Santa Fé e São João do Rio do Peixe ficaram nesta quarta-feira (9) sem comunicação. Com a ‘pane’ cerca de 87 mil sertanejos tiveram problemas.
O motivo seria ainda decorrente de efeitos gerados por um raio que atingiu a torre da Igreja Batista de Cajazeiras, no último sábado. Por conta do problema, muitos moradores ainda tiveram eletrodomésticos e produtos eletrônicos danificados. A funcionária pública Socorro Oliveira, que trabalha na Prefeitura de São João do Rio do Peixe, contou que apenas parte dos telefones da cidade estava funcionando. “Muitos estão mudos e sem fazer ligações”, observou.
O mesmo dilema viveu o comerciante Efrênio Martins, da cidade de Cajazeiras. “Desde segunda-feira que o negócio está complicado. E hoje ficou tudo sem comunicação”, assinalou relatando as dificuldades provocadas para o comércio dos municípios localizados no Alto Sertão paraibano.
Em Cajazeiras, choveu mais de 154 milímetros nos nove primeiros dias deste mês. Já em Bonito de Santa Fé, as precipitações chegaram a pouco mais de 63 milímetros e em São João do Rio do Peixe as chuvas atingiram a marca de 28 milímetros.
Até mesmo os telefones do Corpo de Bombeiros cajazeirense ficaram por muito tempo sem funcionar. “Ficamos sem serviço por um momento após a chuva do fim de semana, mas, no nosso caso, os telefones já foram normalizados e estamos de alerta para atender os chamados da população. Aqui a torre caiu por conta do raio e quando chegamos lá, isolamos o local e fizemos todos os procedimentos. Agora as chuvas pararam mais um pouco”, informou o comandante da unidade dos bombeiros do município, capitão Keoma do Nascimento.
A maior parte dos edifícios e imóveis da cidade não possui equipamentos de pararraios; por conta da chegada do período chuvoso o Corpo de Bombeiros de Cajazeiras irá realizar nos próximos dias vistorias nos prédios, orientando os proprietários sobre a necessidade dos utensílios.
A assessoria de imprensa da concessionária de energia da Paraíba informou que nenhum incidente foi registrado na região e não houve queda no fornecimento de energia. Já a assessoria de imprensa da empresa de telefonia que faz a cobertura dos municípios não foi localizada para comentar o assunto. (Com informações de Wilson Furtado)
João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba