NO AR
Locais

Hemonúcleo de Patos realiza nesta quinta-feira campanha para garantir o estoque de sangue no carnaval

16/02/2011 às 23:02

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hemonúcleo de Patos, realiza na manhã desta quinta-feira (17), o ‘Dia D’ da campanha visando estimular a doação de sangue para o Carnaval.

Adotando o slogan ‘O bloco da vida já está na avenida’, a ação, objetiva manter de modo regular o estoque de sangue durante os festejos de momo, período em que por motivo de acidentes automobilísticos e outros incidentes a procura pela substância aumenta consideravelmente enquanto a demanda de doadores diminui.

Procurado pela reportagem da Rádio Espinharas, o diretor do orgão, Francisco Marinho (foto), informou que nesta quinta-feira durante toda a manhã uma equipe de profissionais estará atuando em frente ao Branco do Brasil, localizado no centro da cidade, divulgando a campanha e sensibilizando as pessoas para a doação.

 

Um transporte será disponibilizado para conduzir os doadores até o Hemonúcleo.

Mesmo com a realização do ‘Dia D’ que em Patos está sendo programado para hoje, Marinho afirmou que a campanha continua e a população pode procurar o Hemonúcleo para praticarem o gesto que pode salvar muitas vidas.

“O que se busca com essa campanha é despertar a atenção das pessoas para a importância do ato de doar sangue e, com isso, conseguir novos doadores”, explicou o diretor.

A expectativa é, que não só os doadores assíduos, mas outras pessoas atendam ao chamado e compareçam para fazer sua doação.

Para ser doador, a pessoa precisa ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde.

Todo a coleta passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros sendo usado material descartável.

 

Ainda como parte da programação, haverá a distribuição de panfletos e esclarecimentos quanto a dúvidas.

 

Da Redação: Marcelino Neto

 

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.