CBF reconhece título brasileiro de 1987 do Flamengo e oficializa hexa
Uma das mais longas disputas do futebol brasileiro parece finalmente ter chegado ao fim. Após reunião durante a manhã desta segunda-feira entre Ricardo Teixeira e Patricia Amorim, a CBF decidiu reconhecer o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ao Flamengo.
O clube da Gávea era considerado pentacampeão pela entidade, que reconhecia apenas a conquista do Sport em 1987. Agora, os dois são considerados campeões, e Internacional e Guarani, vice-campeões.
"Foi assim como no caso Ronaldinho. O clube trabalhou em silêncio e mais uma vez tivemos êxito. Os campeões de 1987 podem bater no peito e gritar que são campeões de 1987. Já eramos de fato e agora somos de direito", disse a presidenta do Flamengo.
Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico
e Zinho. Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)
Em dezembro, a CBF já havia reconhecido como títulos brasileiros os clubes que conquistaram a Taça Brasil, disputada entre 1959 e 1968, e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, entre 1967 e 1970.
Entenda o caso
A Copa União de 1987 foi organizada pelo Clube dos 13, com os times de mais torcida do país, mas, posteriormente, a CBF decidiu fazer um quadrangular entre os vencedores do Módulo Verde, Flamengo e Internacional, com os melhores do Módulo Amarelo, Sport e Guarani.
Os cariocas e os gaúchos se recusaram a jogar, mas houve duas partidas entre o Leão da Ilha e o Bugre, sagrando o time pernambucano campeão, com uma vitória e um empate.
Fonte: ESPN