Governador vem a Patos para discutir dengue
A dengue, uma doença que preocupa bastante o Brasil como um todo será tema de debate em Patos neste sábado, na Praça Edivaldo Mota, às 15h, em encontro que terá a presença do governador Ricardo Coutinho, que conclama a sociedade paraibana a abraçar a luta contra o mosquito Aedes aegypti.
Na tarde desta quinta-feira, 24, a 6ª Gerência Regional de Saúde reuniu representantes de diversosb órgãos estaduais, a exemplo da Emater, Funes, Corpo de Bombeiros, PM, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, DER, Parque de Exposições, Cagepa, hospitais, Centro Social Urbano, 6ª Gerência de Ensino, dentre outras, com objetivo de engajá-los na cruzada contra a dengue.
A cidade de Patos esteve mais uma vez no foco das discussões devido o crescimento preocupando nos índices de infestação, que já chega a 5%. Ou seja, de cada 100 imóveis visitados, em cinco existem focos do Aedes. O diretor da 6ª Gerência Regional de Saúde, Davi Nunes da Paz, alertou que não cabe apenas ao agente de endemias fazer o combate do mosquito, mas cada cidadão é responsável por sua casa, seu estabelecimento comercial, tem obrigação de zelar por sua saúde.
“Queremos nesse encontro sensibilizar vocês, que cada um desenvolva ações em seu órgão, ajude a movimentar a comunidade nessa guerra contra a dengue. Vivemos um momento que facilita bastante a proliferação do mosquito, que é a estação chuvosa. Temos que cuidar dos depósitos em casa, como lixo, entulho, tudo que possa servir de depósito para a reprodução do Aedes”, enfatizou Davi.
Em Patos são 45 mil imóveis. As estimativas são de que existam hoje na cidade cerca de 5 mil fechados sem que o agente de endemias tenha acesso para fazer o trabalho preventivo e de combate. As caixas d’água cobertas apenas com telhas foram bastante citadas pelos presentes, que querem saber se há alguma atividade que possa fazer o controle desses depósitos para evitar a multiplicação de larvas.
Davi explicou que a educação é um mecanismo essencial para essa tarefa, acrescentando que é preciso que as pessoas permitam que o agente entre na casa, faça o controle. O Tiro de Guerra de Patos está fazendo parceria com a Prefeitura para auxiliar nesse trabalho. O Hospital Regional de Patos fará um trabalho educativo, de orientação internamente e com o público externo, mostrando como se prevenir da dengue.
O gerente regional de saúde tratou do dia D de combate à dengue, neste sábado 26, como um marco, ponta-pé para uma série de atividades com a comunidade, a exemplo de palestras em associações de bairro, escolas públicas e privadas. A prefeitura de Patos irá recolher pneus fora de uso e o Estado dará um destino apropriado a esse lixo. Um projeto deverá ser lançado nos próximos dias, o Agente Mirim, que será também ser canal propagador das informações profiláticas contra o mosquito.
Todas as entidades presentes se prontificaram a abraçar a campanha contra dengue. Várias propostas foram colocadas. “Essa campanha será extensiva a toda a macro Patos, que engloba os 24 municípios jurisdicionados à 6ª Gerência de Saúde e as regiões de Piancó é Princesa Isabel”, disse Davi Nunes.
Fonte Ascom HRP