Farmácia Básica do Município registra ausência do medicamento Endronac
Após denúncia feita no Espinharas Notícias por uma popular sobre a falta do medicamento Endronac, que é distribuído de forma gratuita na Farmácia Básica do Município, a reportagem da Rádio Espinharas procurou constatar o fato junto a Secretária Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (31).
Na ocasião, após contatos mantidos a reportagem chegou ao coordenador financeiro da secretaria, Antônio da Costa Pereira Neto (foto) que informou que na licitação feita no começo do ano, o referido medicamento não havia sido cotado.
Provavelmente neste mês de abril será licitado para a compra a exemplo de outros que sofreram o mesmo processo.
“Quem não está recebendo os medicamentos tanto da atenção básica quanto especiais, além dos que não estão na relação mas os médicos estão solicitando, provavelmente até o final de abril estarão disponibilizados pelo município através da Farmácia Básica” informou Antônio da Costa Pereira Neto.
A Farmácia Básica, que é mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, distribui 324 tipos de medicamentos que fazem parte da lista dos remédios cuja obrigação do fornecimento é do Município, fazendo com que o paciente tenha tratamento para vários tipos de doença a custo zero, sem ter que recorrer às farmácias comerciais.
“Observamos algumas dificuldades de ordem burocrática. No órgão público não podemos tirar dinheiro do bolso e comprar, além do que existe a chamada licitação, existem atrasos na entrega por parte das empresas, atrasos no repasse de pagamentos e tudo isso acarreta algumas dificuldades. No entanto estamos trabalhando para oferecer o melhor e regularizar a entrega desses medicamentos” concluiu.
Apesar da preocupação dos gestores não há como negar que a ausência desses produtos prejudica o tratamento daqueles que precisam do fornecimento continuo cuja interrupção pode provocar complicações aos pacientes que em médio prazo tem soluções muito mais caras.
Marcelino Neto