Patos receberá melhorias para portadores de deficiência
O diretor técnico da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Hellosman de Oliveira, esteve nesta segunda-feira (4), na sede do CRAS Geralda Medeiros, localizado no bairro São Sebastião, reunido com a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Patos, Judivan Pereira.
Segundo Hellosman, o encontro objetivou discutir a ampliação dos benefícios para à pessoa com deficiência em Patos e região, através do repasse de materiais permanentes que irão instrumentalizar o Conselho Municipal.
“Viemos divulgar algumas propostas de articulação e parceria com a Prefeitura Municipal de Patos no tocante as políticas direcionadas à pessoa com deficiência. No primeiro momento fizemos uma visita à futura sede do Conselho Municipal. O Governo Federal através do Governo Estadual está disponibilizando todo o equipamento necessário para equipar a sede do Conselho, resta a Prefeitura tornar essa área acessível para todos. Essa instrumentalização fará com que a cidade seja referência por possuir um ambiente específico e com toda acessibilidade para que a pessoa com deficiência tenha mais assistência e possa conhecer mais o seu direito”, relatou Hellosman de Oliveira – diretor técnico da FUNAD.
Para Helena Wanderley – secretária do Desenvolvimento Social, o município realizará um mapeamento das pessoas com deficiência, pois sabe-se que muitos costumam não procurar o Conselho ou a Secretaria. A secretária ainda disse que em breve espera trazer cursos profissionalizantes para essa clientela, e que o CRAS pode servir de abrigo para essa iniciativa.
Judivan Pereira – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, disse que: “Estamos viabilizando a instalação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para que logo possamos receber o material que irá dinamizar o apoio a essas pessoas”.
No dia 19 de agosto de 2010, a acessibilidade para portadores de deficiência foi pauta de reunião no município, ocasião em que também esteve presente o diretor técnico da FUNAD, Hellosman de Oliveira. Desde essa data, o Conselho Estadual se comprometeu ajudar a fortalecer os municípios para que os direitos básicos de cidadania sejam garantidos para o portador de deficiência.
Hélio Barbosa / Patosonline.com
Postada por: Marcelino Neto