Monte Castelo II: Omissão das autoridades e revolta do povo neste domingo
As famílias sem teto do Conjunto Habitacional Monte Castelo II, local mais conhecido como Conjunto dos Sapateiros estão ameaçando reocuparem as casas em abandono pela Prefeitura Municipal de Patos. São mais de 200 casas novas que falta água, luz e esgoto, mas que se encontram se deteriorando pelo tempo. As promessas eram de entrega das habitações no mês de abril. Essa espera já dura 3 anos.
Na manhã deste domingo, dia 01, as famílias se reuniram em sinal de protesto em frente às casas e fizeram questão de mostrar o descaso. Os sem teto estão organizando uma caminhada pelo centro de Patos e também querem que os vereadores os ajudem na luta pela conclusão das obras. As famílias pedem apoio do Ministério Público para se chegar a uma data em definitivo, pois existe dinheiro público em jogo.
“A prefeitura está dando uma ajuda de custo de R$ 100,00 que não dá para pagar o aluguel. Nos pediram 60 dias para concluir as casas, mas já se vão três anos!”, disse Cícero Cirino liderança dos sem teto.
O déficit habitacional de Patos é de mais de 11 mil famílias com situação de moradia precária ou sem condições de pagar aluguel, segundo o Movimento de Luta por Moradia.
A empresa contratada pela Prefeitura de Patos responsável pela obra é a MK Construções que contratou a CAENGE. Mas as informações são contraditórias sobre de quem é a responsabilidade de construção e quanto já foi repassado para as empresas construtoras. As famílias disseram que até agora ninguém assume em definitivo a obra.
“Os vereadores de Patos estão mais preocupados com as obras do estado e esquecem um absurdo desse aqui. O mato tomando de conta, casas sendo saqueadas por vândalos e famílias inteiras ao abandono”, disse Toé, morador do Monte Castelo solidário a luta das famílias.
Jozivan Antero – patosonline.com
Postado por: Marcelino Neto