NO AR
Gerais

Vacinação contra a febre aftosa em Patos será aberta nesta terça-feira

02/05/2011 às 22:05

Tem início nesta terça-feira (3), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na região de Patos.  A vacinação se estende até o dia 31 de maio e preconiza vacinar 90% do rebanho.

O lançamento oficial da campanha acontece às 07h30min, na Fazenda do senhor Valdomiro Martins, localizada às margens da BR 230 próximo ao motel Tayty.

A meta é que a Paraíba obtenha, em 2011, o status de zona livre de aftosa com vacinação como preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) não só para o estado, mas para toda a região nordeste, que está trabalhando num esforço conjunto para atingir tal feito.

De acordo com Antônio Augusto da Costa Nóbrega, médico veterinário e gerente regional da Defesa Agropecuária em Patos o criador deve vacinar o rebanho e declarar a vacinação nas Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) ou nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC) espalhados por todo o estado.

Segundo informou Dr. Aluíso Silva, médico veterinário da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), o Estado ainda tem dificuldades em manter o status sanitário de Risco Médio, o que restringe as possibilidades de avanço para Área Livre com Vacinação.

Em 2010, a média de vacinação em todo o estado foi de 86%, na primeira etapa e 74% na segunda etapa; desempenho que preocupa as entidades do setor rural.

Para o sucesso da campanha em Patos e desta forma somando-se ao grande esforço da Paraíba, a participação dos pecuaristas é de fundamental importância já que a única maneira de combater a doença é por meio da vacinação.

A penalidade para os produtores que não imunizarem seu rebanho são a vacinação compulsória e multa de cerca de R$ 150,00 por animal não vacinado.

Durante o lançamento haverá a divulgação de informações técnicas importantes para o produtor de Patos e região polarizada.

 

Marcelino Neto

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.