Botafogo quebra tabu, goleia Treze e fica com vaga na mão
Demorou, mas o Botafogo finalmente conseguiu quebrar um tabu que já durava três anos ao goleoar o Treze por 4 a 0 nesta quinta-feira, no estádio Almeidão, em João Pessoa, na abertura da segunda fase do Campeonato Paraibano. Paulinho Macaíba (2) e Binho (2) marcaram os gols do time pessoense.
Com a vitória, que tira a invencibilidade dos trezeanos na competição, o Botafogo abriu grande vantagem para o jogo de volta, domingo, em Campina Grande, pois pode perder até por três de diferença para garantir vaga na final da fase.
O JOGO
Jogando em casa, e com o adversário “entalado na garganta” pois não o vence há três anos, o Botafogo entrou com tudo para cima do Treze, melhor time do campeonato.
Apesar da noite fria e chuvosa, o time pessoense começou a todo vapor e abriu a contagem logo aos 14 minutos com Paulinho Macaíba. O avançado recebeu de Chapinha e bateu sem chances para o goleiro Marcelo Galvão. Botafogo 1 a 0 Treze.
O gol deu motivação a mais ao time da capital, que ditou as normas diante de um time alvinegro irreconhecível na primeira etapa. Tanto é verdade que o goleiro Marcelo Galvão fez duas monumentais defesas em chutes de Edmundo.
Mas não conseguiu evitar o segundo gol do Bota, aos 42 minutos, novamente marcado por Paulinho Macaíba. Botafogo 2 a 0 Treze. Em desvantagem no placar, o Galo ainda tentou diminuir, porém, o Belo segurou o marcador.
SEGUNDO TEMPO.
Os dois times voltam para o segundo tempo com as mesmas formações. No vestiário, o técnico Marcelo Vilar cobra mais garra e determinação por parte dos jogadores.
E o panorama do jogo não muda. O Botafogo manda nas ações, e tem chances de ampliar o placar com Paulinho Macaíba e Edmundo, mas o goleiro Marcelo Galvão segue fazendo boas defesas. Aos 13 minutos, o Galo “acordou” em campo e Nata quase diminui.
Após o susto, o Bota volta a exercer forte pressão e por pouco não amplia com Paulinho Macaíba. O Galo faz duas modificações: Alberto e Vavá nos lugares de Paulinho Potiguar e Warley, respectivamente.
Porém, de nada adiantou, pois o time da capital acabou marcando o terceiro, aos 29 minutos com Binho, que acabara de entrar em lugar de Edmundo. Botafogo 3 a 0 Treze. A torcida ainda festejava quando o mesmo Binho ampliou para 4 a 0, aos 32 minutos. Com ampla vantagem, o Belo fez só administrar o resultado.
Ficha Técnica
Botafogo
Genivaldo, Valber, Henrique, Ricardo Mamboré e Rogerinho; Charles Wagner, Rodrigo Santos, Chapinha e Célio; Paulinho Macaíba (Cristiano Tiririca) e Edmundo (Binho). Técnico – Mauricio Cabedelo
Treze
Marcello Galvão, Ferreira, Anderson, André Lima e Paulinho Potiguar (Alberto) Weverson (Fábio Oliveira), Nata, Celico e Doda; Cléo e Warley (Vavá). Técnico - Marcelo Vilar
Árbitro – Roberto Lima
Assistentes – Gliseildo Sousa e Aldo Silva
Gols – Paulinho Macaíba, aos 14 e aos 42min do 1º tempo; Binho (B), aos 29min e aos 32min do 2º tempo
Cartão amarelo – Rogerinho (B), André Lima, Nata (T)
Fonte: EsportesPB