Árbitro diz ter recebido ameaça de morte após jogo Sport x Santa Cruz
A bronca de torcidas com a arbitragem é comum no futebol, mas após a vitória do Santa Cruz sobre o Sport por 2 a 0 , no último domingo, em plena Ilha do Retiro, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, a reclamação teve outra proporção. Segundo o árbitro Cláudio Mercante, ele recebeu ameaças de morte por um site de relacionamentos na internet e precisou evitar sair de casa nos últimos dias.
- Só saí ontem para ir à Polícia Civil. Até meus filhos não foram à escola e minha mulher foi trabalhar com medo. Nunca tinha acontecido isso comigo nem com a Federação (Pernambucana de Futebol). Para você ver como está ficando o futebol - criticou o juiz, que tem 16 anos na profissão.
Mercante prestou queixa na polícia e considera se tratar de um ato isolado de um torcedor. A principal crítica ao árbitro é a não expulsão do zagueiro tricolor Thiago Matias, que derrubou o atacante Bruno Mineiro, que avançava livre na entrada da área, aos 13 segundos de jogo. No lance, o juiz marcou falta e aplicou o cartão amarelo ao defensor.
- Na minha interpretação, não errei. Revi o lance e foi aquilo que fiz no jogo - alegou Mercante, que acredita que a grande expectativa criada para o Sport igualar o recorde do Náutico, único hexacampeão pernambucano, tenha influenciado na ameaça.
- Por causa desse tabu, foi um dos campeonatos mais disputados nos últimos anos. Tornou-se mais acirrado.
Antes mesmo do primeiro jogo da final, a Federação Pernambucana de Futebol anunciou que a partida decisiva terá um trio de arbitragem de fora do estado, do quadro da FIFA: o juiz Sálvio Spíndola (SP), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).
- Devido a esse acontecimento, à pressão, vai ser bom para preservar a gente, o nosso quadro (de árbitros). Foi a melhor. O Departamento Jurídico (da Federação Pernambucana de Futebol) foi o primeiro a me dar apoio e estou satisfeito. Depois que foi divulgado pelos meios de comunicação, não chegaram mais ameaças - afirmou Mercante.
O segundo jogo da final entre Santa Cruz e Sport será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Arruda.
Fonte: Globoesporte.com