Galo e Raposa iniciam disputa pelo título em meio à batalha judicial
A partida de hoje à noite, considerada o ‘Clássico dos Maiorais’ do futebol estadual, está sendo tratada também como o clássico da superação, pelo momento particular em que vivem os dois protagonistas do duelo: Treze e Campinense. Trata-se de uma batalha que além de ser disputada nas quatro linhas do Amigão, em Campina Grande, terá que ser confirmada pela via judicial, na qual o empenho dos jogadores não terá nenhum valor.
Do lado do Campinense, a superação está mais relacionada ao próprio desempenho do time no Campeonato Paraibano, que até então foi repleto de altos e baixos. Instabilidade que a equipe, inevitavelmente, não pode mais conviver, já que o momento é do tudo ou nada.
O pensamento de todo o elenco é repetir o ritmo da partida contra o CSP, quando, de maneira surpreendente, o time conseguiu sair da desvantagem de ter perdido por 3 a 2, dentro de casa, e reagir no confronto de João Pessoa, goleando o Tigre por 3 a 0.
Superação para o Campinense será também devolver os últimos resultados desfavoráveis obtidos nos clássicos contra o Galo. No último confronto, dia 10 de abril, o placar foi de 4 a 1 para o Alvinegro. Dia 27 de fevereiro, a Raposa perdeu por 2 a 1. Se sofrer mais uma derrota, o Campinense só poderá ter uma chance caso uma decisão da Justiça mude os rumos do campeonato.
Do lado do Treze, a superação se refere à polêmica e histórica classificação da equipe para a final da segunda fase do Campeonato Paraibano. Depois de perder para o Botafogo, em João Pessoa, por 4 a 0, o Galo conseguiu devolver o placar no segundo jogo, realizado no Amigão, em Campina Grande.
O resultado da partida foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), depois que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) concedeu uma liminar suspendendo o campeonato, sob uma possível intencionalidade do Treze em ter provocado a interrupção do jogo minutos antes do seu final.
O Galo, que tem a vantagem de jogar por dois empates contra a Raposa, precisa se superar ainda mais daqui para frente. Além de enfrentar o desafio de conseguir mais um resultado positivo, jogando numa final contra seu maior rival, o Alvinegro tenta esquecer, pelo menos neste momento, uma batalha que acontece paralelamente à disputa dentro do campo.
É que a decisão proferida pelo STJD é liminar e não garante que, em caso de vitória, o time conquiste a segunda fase. Entretanto, a diretoria do clube tem procurado tranquilizar a torcida, pois confia que, dentro ou fora do campo, prevalecerá o resultado obtido nas quatro linhas, onde o Treze teria maiores chances.
NÚMEROS
O Clássico dos Maiorais de hoje será o de número 380 . O Treze venceu 133 jogos e o Campinense venceu 99. São 34 jogos de vitórias a mais para o Galo. Foram registrados 147 empates. O Treze marcou 475 gols e o Campinense 421.
EsportesPB