Enquanto não acontece o julgamento do mérito do caso da semifinal do Estadual, envolvendo Treze e Botafogo, o departamento jurídico do Galo recebeu uma má notícia na tarde desta quinta-feira. Isso porque o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu manter a punição da Segunda Comissão Disciplinar, em relação ao episódio da estreia na Copa do Brasil, e o clube terá que pagar uma multa de 10 mil reais, além da perda de dois mandos de campo em competições nacionais.
As cenas que renderam ao Treze essa punição acontecenram na estreia da equipe, diante do São Paulo, quando saiu de campo derrotada pelo placar de 3 a 0. Na ocasião, alguns torcedores foram flagrados nas arquibancadas do estádio Amigão com a presença de armas de fogo. Um deles, inclusive, chegou a atirar para o alto(foi identificado como policial). Apesar de ninguém ter ficado ferido, após o incidente, o caso ganhou repercursão nacional.
Durante a sessão, a advogada responsável pela defesa do Galo da Borborema, Patrícia Saleão, alegou que várias pessoas presentes no lucal do duelo nem sabiam do acontecido e que o fato não causou nenhum prejuízo ao evento esportivo. Ela chegou a argumentar que “não existe vedação legal para que aquele policial não estivesse armado”.
A decisão do STJD foi baseada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: “Deixar de tomas as providências capazes de prevenir ou reprimir desordem pode gerar uma multa de até 100 mil reais, como também a perda do mando de campo de uma a dez partidas em disputas nacionais”.
Isso siginifica que, caso o Treze consiga mesmo a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, não poderá atuar no estádio Amigão nos dois primeiros duelos dentro de casa.
Quem também teve o nome em pauta no pleno do STJD, na tarde de ontem, foi o Botafogo. O alvinegro da capital responde a ação impetrada contra o atacante Edmundo, que enfrentou o Caxias, na segunda fase da Copa do Brasil, de forma irregular – cumpria suspensão automática. Só que o auditor relator do caso, Caio César Rocha, pediu vista do processo, para dar o resultado no mérito, e foi acompanhado por unanimidade.
Fonte: Paraibaonline