Avaí 0 x 2 Vasco - Próxima parada: Final da Copa do Brasil
Florianópolis, SC, 25 (AFI) - O Trem Bala da Colina tem uma nova parada: a final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Vasco, que recebeu este apelido em alusão ao Bonde do Mengão sem freio do rival Flamengo, derrotou o Avaí, por 2 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pelo jogo de volta da semifinal e vai decidir a competição nacional.
O adversário da decisão será o Coritiba, que nesta quarta-feira, derrotou o Ceará, por 1 a 0. Os mandos de jogo serão sorteados nesta quinta-feira na CBF. O time cruzmaltino disputou a final da Copa do Brasil uma única vez, em 2007, mas acabou sendo derrotado pelo maior rival Flamengo.
Primeiro tempo
O jogo era na Ressacada, mas o Vasco começou a partida como se estivesse em São Januário. O time visitante começou pressionando o adversário e aos três minutos abriu o placar. Felipe cobrou falta pelo lado direito e, no meio da área, o zagueiro Revson tocou contra a própria meta, marcando seu segundo gol contra na competição.
Confiante com o gol, o time carioca seguiu em cima do adversário e por pouco não aumentou o placar dois minutos depois. Depois de boa tabela com Eduardo Costa, Eder Luis invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu cruzado, obrigando o goleiro Renan a fazer grande defesa. Intraquilo, o time avaiano errava muitos passes e teve sua primeira boa chegada aos 17 minutos.
Marquinhos, o maestro do meio-campo catarinense, recebeu na intermediária e enfiou boa bola para Julinho pelo lado esquerdo. O lateral pegou de primeira, chutando cruzado, para boa defesa de Fernando Prass, que nem deu rebote. Em seguida, em jogada parecida, Eder Luis recebeu e bateu cruzado, mas Renan defendeu com os pés.
Muito superior ao adversário durante todo o primeiro tempo, o Vasco conseguiu ampliar. Aos 34 minutos, Alecsandro arrancou pelo meio e encontra Diego Souza livre de marcação. De frente para o gol, o meia tocou por cobertura, na saída de Renan. A resposta do Avaí veio logo em seguida, quando Julinho carimbou a trave de Prass em chute cruzado.
Segundo tempo
À frente do marcador, o Vasco viu o Avaí partir para cima no início do segundo tempo tentando equilibrar a partida, porém, o time da casa deixava muitos espaços na defesa e via os endiabrados Eder Luis e Diego Souza infernizaram no campo de ataque. Inclusive, o meia carimbou a trave de Renan.
Silas, treinador do Avaí, encheu o time de atacantes, mas sem assustar o Vasco, pois concentrava muito as jogadas pelo meio do campo, facilitando para a defesa adversária. No ataque, o time carioca cadenciava o jogo e tocava a bola esperando o tempo passar.
Com o time fazendo uma partida ruim, a torcida do Avaí começou a deixar a Ressacada aos 30 minutos da segunda etapa e boa parte dos torcedores não viu Leandro Pedro Vuaden anular um gol de Alecsandro, que estava impedido no lance.