Hemonúcleo de Patos incentiva doação voluntária de sangue no período junino
Objetivando aumentar o estoque de sangue durante o período junino o Hemonucleo de Patos, realiza neste dia 14 a campanha "Arraiá da Solidariedade".
A atividade acontecerá no horário das 07h ás 17h, fazendo parte da data em que se comemora o dia Mundial do Doador de Sangue.
Segundo informou Francisco Marinho, diretor da unidade, a doação de sangue atende a população disponibilizando a substancia a hospitais e centros de saúde da cidade e região.
A preocupação constante é aumentar o número de doadores e normalizar o estoque destinado aos pacientes internos.
O número de doações costuma cair sensivelmente nas datas que antecedem os festejos juninos, e nesses períodos é preciso estimular a solidariedade nas pessoas e conscientizá-las para a grande importância de salvar vidas.
De acordo com levantamento feito pela reportagem da Rádio Espinharas, em Janeiro o número de doações chegou a 295, em fevereiro 355, março 327, abril 337 e maio 429.
A tendência é que o estoque baixe neste mês de junho e para não refletir de forma negativa a campanha será realizada alertando para o fato de que ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
O sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
Ouça a antevista de Francisco Marinho Filgueiras concedida a Rádio Espinharas:
Da redação Marcelino Neto – www.radioespinharas.com