Em Patos: Corpo de Bombeiros comemora dia registrando falta de espaço para abrigar estrutura
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba comemora nesta quinta-feira, 94 anos de criação da corporação.
Em Patos, uma faixa foi afixada em frente ao 4º. Batalhão apenas para lembrar a data já que pelo que se observa a unidade local está vivendo uma situação atípica.
Com o prédio necessitando reformas urgentes e o espaço resumido para abrigar a estrutura da corporação que precisa ter condições melhores para a manutenção do seu efetivo, a data também traz outra realidade:
Uma residência localizada em frente à unidade e que servia como garagem para as viaturas e quando não para alguns serviços administrativos foi devolvida ao proprietário.
O resultado são os carros estacionados na rua, fato que foi verificado “in loco” pela reportagem da Rádio Espinharas na manha desta quinta-feira (9).
Como se não bastasse todo o material utilizado pelos “Soldados da Vida” precisou ser recolhido às dependências do 4º. Batalhão, cujo espaço já é limitado.
Apesar dos problemas atualmente enfrentados, o Corpo de Bombeiros Militar de Patos, vem operacionalizando o seu efetivo buscando servir a população não só local mas da região sob a sua jurisdição.
“A nossa instituição já cresceu muito nestes quase cem anos de existência aqui no Estado da Paraíba. Ainda necessitamos melhorar porém com muita satisfação percebemos o grande reconhecimento e aceitação por parte da sociedade” lembrou o tente Marcilio Sobral, relações publicas do batalhão.
Contando com um efetivo de 82 homens distribuídos em uma escala diária de 15 a 20, possui dois carros de combate a incêndio tendo um deles autonomia para busca e salvamento, uma ambulância para atividade pré-hospitalar e outra para viagem e locomoção além de outras viaturas que são disponibilizadas no BCBM.
Atuando nas áreas de combate a incêndios, pré-hospitalar, busca e salvamento, prevenção a acidentes e outros sinistros o Corpo de Bombeiros em benefício da sociedade oferece apoio também aos grandes eventos da cidade, a exemplo do São João, cuja tradição em Patos reúne um grande número de pessoas e neste caso o Corpo de Bombeiros é presença confirmada.
Da redação Marcelino Neto