FUNASA esclarece sobre propostas para segunda etapa do PAC
Técnicos da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (FUNASA-PB), estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 15 de junho, na Associação Comercial de Patos, para oferecer uma capacitação técnica sobre a nova fórmula de proposta para a elaboração e execução de projetos financiados pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal. Com relação ao PAC 1, para a segunda etapa do programa houve algumas modificações que, de certa forma facilitaram as propostas, tendo em vista dois tipos de enquadramento: um para financiamento de elaboração de projetos, e o segundo para a implantação desses. A capacitação foi direcionada para os prefeitos, assessores e técnicos das administrações municipais de Patos e região.
“O que constatamos ao longo do tempo, é que a grande dificuldade das prefeituras é exatamente na elaboração de bons projetos. Com isso muitos recursos ficaram empenhados devido as pendências existentes nos projetos. Estamos tirando todas as dúvidas pois precisamos agilizar e incrementar essas propostas, melhorando a qualidade dos projetos que começam a ser apresentados a partir de hoje”, explicou Bruno Galdêncio – superintendente da FUNASA – PB.
Para o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, os esclarecimentos feitos pelos técnicos da FUNASA serão benéficos justamente para que os projetos sejam melhorados. “Com o auxílio do órgão diretamente na elaboração e execução dos projetos, o processo será mais facilitado a partir de então. O resultado virá através dos recursos que esperamos conseguir através dessa melhoria. Na nossa cidade temos duas prioridades que merecem ser destacadas: o esgotamento e o aterro sanitário”, relatou o prefeito Nabor Wanderley.
A FUNASA atua na zona rural e comunidades mais carentes, com a construção de obras de saneamento básico, habitação, armazenamento de água, perfuração de poços, entre outras melhorias que levam mais qualidade de vida para essas localidades.
Hélio Barbosa – Coordecom PMP
Postada por Higo de Figueirêdo