Regionalização: Base descentralizada do SAMU é inaugurada em São José de Espinharas
A Prefeitura Municipal de Patos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José de Espinharas, realizou no início da noite desta quarta-feira, 15, a solenidade de inauguração da primeira base do SAMU, dentro do processo de regionalização do serviço.
De acordo com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a regionalização do SAMU tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo sertanejo. “Levar o Serviço de Urgência e Emergência para toda a região é uma maneira que temos de garantir o socorro com qualidade mais rápido para os municípios. Pretendemos com o processo de regionalização garantir que os 22 municípios da macrorregião de Patos tenham a excelência do serviço e que possam ter várias vidas salvas, a exemplo de Patos”, relata.
O prefeito de São José de Espinharas, Ricardo Wanderley, informou que toda estrutura está apropriada para receber o serviço. “Foi feita a reforma total do prédio para garantir que o serviço funcione bem, com capacidade para abrigar a ambulância do SAMU, bem como os profissionais que aqui trabalharão”, conta.
O sistema SAMU trabalha de forma integrada com a Central de Regulação Médica para que todos os encaminhamentos e procedimentos sejam adotados e que, dessa forma, as Unidades possam atender as urgências e emergências da área de abrangência.
“Estamos dando um passo para o crescimento regional da saúde com o intuito de atender a carência do sertão. Iremos avançar também com a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Patos, que são ambientes pré-hospitalares, mas de atendimento fixo. Isso tudo está sendo feito com o intuito de fortalecer a rede de saúde trazendo atendimento de qualidade para a comunidade”, afirmou o secretário de saúde de Patos, Eisenhower Segundo.
A base descentralizada de São José de Espinharas contará com uma ambulância básica, um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Nos próximos dias serão inauguradas as bases dos municípios de Passagem, Teixeira, Condado e Santa Luzia. Conforme Eisenhower Segundo, em um prazo de quinze dias serão finalizados os detalhes estruturais da base de São José do Bonfim, o que concluirá o processo de regionalização na macrorregião de Patos.
Fonte: Coordecom
Postada por Higo de Figueirêdo