Patos encerra com sucesso III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Executiva de Articulação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), promoveu nos dias 15 e 16 de Junho, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio em Patos, e contou com participação de mais de 150 pessoas, entre profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), entidades representativas dos idosos, secretarias municipais, políticos e sociedade civil. Quem também se fez presente durante a programação da conferência foi o pároco local, padre Elias Ramalho.
O tema geral da conferência foi: O Compromisso de Todos Por Um Envelhecimento Digno no Brasil, abordado em palestra proferida pela promotora Edivane Saraiva, em ocasião da cerimônia de abertura.
“Foi bastante satisfatória a participação do público idoso, e creio que todos estamos com o sentimento de dever cumprido, tendo em vista que tivemos a oportunidade de escutar as reivindicações das pessoas idosas presentes no evento. Posteriormente a isso, nossa missão é interceder junto às secretarias para tentar minimizar alguns problemas que afligem esse público”, disse o secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Francisca Vasconcelos, o mais importante foram as propostas vindas dos próprios idosos, onde cada um teve a oportunidade de falar como gostaria que as políticas públicas fossem efetivas para melhorar ainda mais a assistência na cidade de Patos.
Sandra de Lurdes, coordenadora da Saúde do Idoso, disse estar confiante que as propostas levantadas na conferência sejam implantadas, a exemplo da que sugere que grupos de idosos sejam estimulados em cada PSF, fortalecendo o centro de convivência deles.
Para apresentar as propostas elencadas nessa III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na conferência estadual em João Pessoa, foram escolhidos 16 delegados, sendo 10 da sociedade civil, a maioria com mais de 60 anos, e 6 do governo municipal.
No segundo e último dia do evento, quinta (17), foi elaborada uma programação com apresentação Cultural do Grupo “vivendo a vida”, dinâmica de grupos, palestras, Almoço/Relax, Escolha dos(as) delegados(as) à Conferência Estadual e uma Confraternização com todos os presentes.
Delegados(as) escolhidos para participarem da Conferência Estadual em João Pessoa
Representantes da sociedade civil
01 - RULTHE PIMENTEL MOTA
02 - MARGARIDA MARIA DE MEDEIROS NÓBREGA
03 - FRANCISCO AGOSTINHO DOS SANTOS
04 - JOANA FÉLIX DE LIRA
05 - MARIA DA GUIA MENDES DE MEDEIROS
06 - ONILDA PAULO DE ARAÚJO
07 - OZENI NUES DA SILVA
08 - MARIA DO SOCORRO LOPES
09 - MARIA ROCILDA DA SILVA ARAÚJO
10 - MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA SOARES
Representantes do governo municipal
01 - FRANCISCA DAS CHAGAS VASCONCELOS
02 - FRANCISCO FIDELIS MANGUEIRA GOMES
03 - SHSLAYDER LIRA DOS SANTOS
04 - EDJANE MEDEIROS DE MORAIS
05 - WELLINGTON LOPES VIEIRA
06 - SANDRA DE LOURDES SERRANO PAIVA TEIXEIRA
Fonte: Coordecom PMP
Postada por Higo de Figueirêdo