Conselheira Tutelar explica na Espinharas como será o trabalho no São João de Patos
Em participação no programa Espinharas Notícias da Rádio Espinharas FM, a conselheira Geralda Bezerra explicou como será realizado o trabalho do Conselho Tutelar durante o São João de Patos 2011.
Geralda Bezerra que pertence ao Conselho Tutelar Sul, disse que esse ano a sede do conselho ficará aberta durante todas as noites de festejos, porém não só no Terreiro do Forró.
“Esse ano vamos ficar em uma base e não vamos todos para o terreiro, porque os bairros ficam desamparados, pensando na população vamos manter a sede aberta toda a noite do período junino. Porém com alguns conselheiros de plantão no local da festa”, afirmou.
Segundo Geralda os casos que são levados ao conselho são submetidos a uma triagem, e dependendo da área de habitação do menor, ou da cidade que ele mora, os conselhos se dividem para tentar solucionar.
“O conselho tutelar Sul ficará com funcionários no Terreiro do Forró, juntamente com companheiros do conselho Norte ficaremos um pouco mais solto. A partir da triagem os conselheiros direcionam os casos. Se o menor residir em Patos, dependerá da área que mora, para sabermos de qual conselho será o caso. Se o menor for de fora o primeiro conselho que for acionado ficará com o caso”, explicou.
Um grande desafio para o Conselho Tutelar será em relação ao combate a exploração sexual de adolescentes. A conselheira disse que órgãos estão unidos para fiscalizar essa prática criminosa.
“Outra missão é fiscalizar e combater a exploração sexual em Patos, varias entidades estão unidas para tentar acabar com essa pratica criminosa. Conselho tutelar, prefeitura municipal curadoria do menor. Queremos pedir a colaboração de todos para que denuncie ao conselho se ver ou souber de alguém que esteja praticando esse delito”.
Finalizando sua participação no programa, Geralda Bezerra fez um apelo aos pais e ou responsáveis por menores de idade, que não permita que seu filho ou tutelado vá sozinho para o Terreiro do Forró.
“É importante que os pais e ou responsáveis não mandem seus filhos sozinhos para o Terreiro do Forró. Se possível sempre com acompanhantes de sua confiança. Vale lembrar também que nas porteiras de entradas não será permitida a entrada de crianças desacompanhadas, isso foi acertado com a promotora Drª Edvani Saraiva. Para os vendedores que trabalharam com bebidas alcoólicas, não será permitido que menores de idade acompanhem esse comércio, seja vendendo ou auxiliando, isso ficou certo que Serpa fiscalizado também”, finalizou.
Eduardo Rabêlo - Patosonline
Postada por Higo de Figueirêdo