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Procon/Patos faz balanço de atividades do primeiro semestre de 2011

07/07/2011 às 21:07

Realizar um eficiente trabalho de orientar, informar e resolver as pendências da relação de consumo são os principais objetivos da Secretaria Executiva Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Patos). Diariamente, várias pessoas procuram o órgão para fazer queixas e consultas.

De acordo com os dados referentes ao período de 01/01/2011 a 30/06/2011, o órgão registrou 847 reclamações resolvidas de imediato por telefone, 752 reclamações resolvidas em audiência e 326 reclamações estão com audiências marcadas para este ano de 2011. O somatório total chega a 1.925 reclamações só no primeiro semestre do corrente ano.

O número de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado sofreu um aumento de mais de 100%. Para o secretário executivo do Procon/Patos, Maurício Alves, esse resultado é motivado por vários fatores, dentre eles, o número 0800 095 3069, lançado oficialmente no dia 3 de maio. Além desse, há também as campanhas de educação, a exemplo dos atendimentos descentralizados feitos em alguns bairros da cidade, bem como as orientações que são repassadas aos consumidores no momento das fiscalizações realizadas pelas equipes do órgão. Maurício Alves ainda ressaltou que o papel do Procon não é apenas atender, mas educar o consumidor e fazer com que as empresas o respeitem, evitando que ele venha a ser lesado.

Ainda no tocante às reclamações, as empresas de móveis/eletrodomésticos e financeiras são as mais denunciadas pelos usuários, vindo em seguida as agências bancárias e empresas de telefonia celular. As denúncias são feitas por telefone, e-mail e presencialmente. As denúncias anônimas atendidas somam 631, e as resolvidas 514.

Ainda correspondente ao primeiro semestre, as fiscalizações com auto de infração somam 117, com auto de constatação – 52, e com auto de apreensão – 43. Os produtos apreendidos que estavam a venda fora do prazo de validade ou com informação imprecisa chegam a 4.129 Kg. As empresas mais fiscalizadas continuam sendo as agências bancárias.

As pesquisas de preços já realizadas somam um total de 23. O índice de satisfação dos consumidores tem sido até o momento de 95%.

O Procon/Patos está localizado na rua Felizardo Leite, nº 52, Centro de Patos. Telefones para contato: (83) 3423.3629 / 0800.0953069.


 

Fonte: Ascom

Postada por Higo de Figueirêdo

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