CBF mantém time amazonense na Série D e define tabela do final de semana
Manaus, AM, 15 (AFI) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na última quinta-feira a participação do Nacional-AM no Campeonato Brasileiro da Série D. Mesmo após pedido de um torcedor do Fast Clube-AM na Justiça, a entidade máxima do futebol Nacional considerou irrelevante e assim manteve a tabela da competição como já havia sido divulgada.
Com o caso ainda sendo estudado na Justiça, a CBF cogitou em cancelar os jogos do Grupo 1, no qual o Nacional-AM faz parte, mas para evitar mais problemas do que já haviam causado, a melhor decisão para que não atrasasse os jogos da rodada foi manter o Naça dentro do campeonato.Agora, mesmo com a CBF mantendo o Nacional na Divisão, o torcedor responsável por entrar na Justiça, Marcos Túlio, promete continuar no caso, que na próxima semana promete enfim ter uma definição.
O caso
O imbróglio não é novo. O Nacional está na competição por ter sido indicado pela Federação Amazonense de Futebol para representar o estado na vaga herdada do estado de Roraima, que desistiu da disputa. A FAF alegou a utilização do Ranking de Clubes da CBF, onde o Nacional aparece à frente do Fast, para escolher quem herdaria a vaga.
Um caso parecido ocorreu em 2010, quando Roraima desistiu da vaga e o Pará a herdou, indicando o primeiro clube da lista, o Cametá, baseando-se no estadual do ano anterior. Pela leitura do regulamento, e pelo precedente de 2010, fica evidente que a vaga deveria ser do Fast Club. Resta ver até onde esse imbróglio vai dar e quais efeitos terão sobre o Campeonato Brasileiro da Série D que tem início já no próximo sábado.