Matureia inicia seu 3º Festival do Frio a partir do dia 22 de julho
O município de Matureia (localizado a 310 quilômetros da Capital) vai inaugurar a estação de baixas temperaturas com o III Festival do Frio. A abertura do evento, que surgiu com a proposta de interiorizar o turismo explorando o clima e os encantos da geografia local, será feita no dia 22 de julho, com o repertório musical de Jorge Vercillo.
O Festival do Frio de Matureia nasceu à partir da constatação de que o modelo até então existente de festas populares se encontrava saturado. As festas de São João haviam sido “pasteurizadas”, eliminando quaisquer características próprias dos municípios, tornando-as rigorosamente iguais e sem atrativos. Isso acabava por reduzir a frequência às pessoas da própria cidade e municípios circunvizinhos. Nada Mais.
Não bastasse a absoluta predominância do que o Secretário Chico César chamou adequadamente de “forró de plástico”, não havia espaço para outros tipos de atividades.
A partir de 2009, quando tivemos a primeira edição do evento, a prefeitura tratou com mais cuidado da seleção dos grupos musicais que se apresentariam, abrindo espaço para bandas locais, repentistas, aboiadores, sem se esquecer de outros gêneros musicais como o pop-rock e MPB.
Adotou-se também um modelo de trazer sempre, o que chamamos de “banda âncora”, que nada mais é que uma banda de nome nacional, que dá maior visibilidade ao evento. No primeiro ano esse papel foi cumprido pela Banda Biquine Cavadão. Em 2010, por Paralamas do Sucesso, e este ano, teremos Jorge Vercillo.
Há uma programação paralela, com a realização de Cavalhadas, competição de Motocross e Encontro de Voo Livre, quando praticantes desse esporte, vindo de vários estados, estarão sobrevoando os céus de Matureia.
O Município tem enfrentado sérias dificuldades para realizar o evento nesses moldes. A maior delas é a falta de recursos, haja vista que o Governo federal entra com somente R$ 100.000,00 e a Prefeitura tem que bancar todo o resto, com a ajuda de pequenos patrocinadores. Para 2012 há perspectiva de maior captação de patrocínio, haja vista que o evento vem tomando maior dimensão. Há enorme dificuldade também na mudança do modelo até então utilizado. Inserir novo gêneros musicais e fazer restrições a músicas de inegável desrespeito a padrões minimamente aceitáveis, causa uma reação de fortes proporções entre certos setores da sociedade.
Em Matureia o clima é de alegria. A população se prepara para receber os turistas. O cenário da festa será a avenida principal, José Jerônimo, onde irá ser instalado o palco. Para ajudar a aquecer o clima, os proprietários de barracas de alimentação, os restaurantes rurais e urbanos, serão orientados a vender comidas quentes e sabores variados. Caldos, chocolate quente e petiscos apimentados farão parte do cardápio que atenderá aos mais exigentes paladares com direito a repetir.
Por fim, cumpre lembrar que o nome “FESTIVAL DO FRIO” nasceu desse diferencial que nós temos em pleno sertão, temperaturas amenas, que podem chegar a 12º, com sensação térmica próxima de zero, o que dá um charme todo especial ao evento.
Os turistas tem também a opção de visitar o Pico do Jabre, 2º ponto mais alto do Nordeste, com 1197 metros de altitude.
Fonte: Giro PB
Postada por Higo de Figueirêdo