Série C: Caminhada por lugar ao sol no futebol brasileiro começa neste sábado
Neste final de semana, 20 times iniciam a caminhada que vai durar até o início de outubro por quatro vagas para a Série B do Campeonato Brasileiro. Cinco jogos vão abrir a terceira divisão nacional neste sábado. No domingo, duas partida movimentam a primeira rodada e na segunda-feira Paysandu e Araguaína encerram jogando em Tocantins.
Pelo terceiro ano consecutivo a forma de disputa será mantida. Vinte times estão divididos em quatro grupos regionalizados e jogam em turno e returno, totalizando oito rodadas. Os dois primeiros de cada chave se classificam para às quartas-de-final e o último colocado é rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Destas vinte equipes quatro vieram da Série B do Brasileiro (Santo André, Brasiliense, Ipatinga e América-RN), outras quatro conseguiram vaga pela Série D (Araguaína-TO, Madureira, Joinville-SC e Guarany-CE, atual campeão da quarta divisão). No último ano a vaga do Joinville foi conquistada no tapetão, pois o América-AM, que havia conquistado o acesso, perdeu a vaga depois de escalar jogadores de forma irregular.
O Estado de São Paulo, com sete conquistas, é o maior vencedor de títulos em toda a história do torneio. Nesta temporada, Marília e Santo André, que há duas temporadas estava disputando a elite do futebol nacional. As duas equipes entram em situações muito parecidas.
O MAC foi rebaixado à Série A3 do Paulistão, mas acabou se reforçando com jogadores experientes para a disputa da competição haja vista a péssima campanha da última temporada. Da mesma forma, o Ramalhão foi rebaixado para a Série A2, mas preferiu apostar em um elenco mais jovem de jogadores formados nas categorias de base do clube.
A competição seria televisionada pela TV Brasil, mas a emissora resolveu voltar atrás e complicou para os clubes que terão que arcar com o custo das passagens, hospedagens e outras despesas para os jogos. Além disto, a cota do patrocínio para os clubes é menos por conta da pouca visibilidade gerada.
Grupo a grupo
Equipes tradicionais que já estiveram na primeira divisão do Campeonato Brasileiro também estão na competição. No Grupo 1, Paysandu, que já disputou Libertadores da América, deve reinar absoluto na chave que também tem Águia-PA, Araguaína-TO, Luverdense-MT e Rio Branco-AC, que há duas semanas conquistou o título acreano
No Grupo 2, o do Nordeste, o Fortaleza, que na última temporada foi eliminado ainda na primeira fase sem perder nenhuma partida, disputará a competição ao lado do América-RN, que tenta o acesso no ano em que completou 98 anos, CRB, Campinense e Guarany-CE, que vem embalado depois da conquista da Série D).
Pelo Grupo 3, o Brasiliense, que tem jogadores experientes em seu elenco como Acosta, Adrianinho, Tuta e Ruy Cabeção, terá que disputar a vaga na próxima fase ao lado de Ipatinga-MG, que caiu no Campeonato Mineiro, Marília, Madureira e Macaé, que tem uma coisa em comum: são os dois atuais vice-campeões da Série D. O Tricolor Suburbano ganhou a segunda posição no tapetão por conta da desclassificação do América-AM
Finalmente, o Grupo 4 promete ser o mais disputado da competição. Caxias, vice-campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, e Chapecoense, atual campeão catarinense, vêm embalados depois de um bom Campeonato Estadual. Por outro lado, Brasil, que disputa a Segunda Divisão do Gauchão, e Joinville apostam no apoio de sua fanática torcida. O grupo ainda conta com o Santo André.
Confira os jogos da 1ª rodada
Sábado
16 horas
Macaé-RJ x Marília
Brasiliense-DF x Madureira-RJ
16h30
Guarany-CE x Campinense-PB
17 horas
CRB-AL x Fortaleza-CE
18 horas
Águia-PA x Luverdense-MT
Domingo
15 horas
Santo André-SP x Brasil-RS
Caxias-RS x Chapecoense-SC
Segunda-feira
20h30
Araguaína-TO x Paysandu-PA
Fonte: AFI