5ª Copa Mãe Toinha de Judô é realizada em Patos
O Ginásio de Esportes ‘O Rivaldão’ sediou na tarde deste sábado, dia 16, o 5º ano da Copa Mãe Toinha de Judô. O evento contou com mais de 450 atletas vindos dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e principalmente da Paraíba. O presidente da Fundação Mãe Toinha, Major Ramos, disse que por mais um ano o evento atende suas expectativas de atletas e de público.
Estava presente na abertura do evento a banda de música do 3º Batalhão de Polícia Militar – 3º BPM que abrilhantou a competição. A arbitragem do evento foi realizada por árbitros oficiais da Federação Paraibana de Judô. Representantes dessa mesma Federação vieram em delegação para prestigiar o encontro em que competiram atletas de todas as faixas etárias, desde o infantil ao máster.
Adjailson Fernandes (foto ao lado o Major Ramos), pre sidente da Federação Paraibana de Judô, concedeu entrevista na qual confessou: “A federação fica muito feliz ao presenciar um trabalho desses sendo desenvolvido no interior. Patos é hoje um centro de excelência no judô paraibano. Patos está entre as três maiores forças do judô e nos orgulha cada vez mais”.
Alunos atendidos pelo Centro de Apoio Psicossocial Infantil – CAPS-i, da secretaria de saúde do município de Patos, participaram como competidores no evento tendo como treinador Antônio Coelho.
Durante a realização da 5ª Copa Mãe Toinha de Judô, Adjailson Fernandes confessou:“Um fato inédito e que muito orgulha a Paraíba; hoje, nesse exato momento, estamos com três atletas paraibanos disputando a copa do mundo buscando ranqueamento já para a Olímpiada de 2012. Veja a grandiosidade do judô paraibano. Esses três atletas estão entre os quatro melhores do país”. Completou lamentando: “Ainda não existe uma cultura do esporte no nosso país, especialmente no nordeste e no nosso estado. Não existe uma mobilização da sociedade para pegar esse instrumento forte e saudável de formação e transformação do jovem e colocar no seu exercício de cidadania, falta o apoio público fundamental para o equilíbrio da sociedade”, finalizou Adjailson.
Fonte: Jozivan Antero - patosonline.com