Copa América: Peru e Uruguai se enfrentam pela primeira vaga na final
Nesta terça-feira, a Copa América de 2011 terá seu primeiro finalista. Peru e Uruguai se enfrentam, às 21h45, em La Plata. Principal surpresa até aqui, os peruanos querem voltar à cena mundial, enquanto os uruguaios procuram espantar a zebra e confirmar a boa fase vivida desde a Copa do Mundo de 2010.
As seleções voltam a se encontrar, já que estavam no mesmo Grupo C. Na oportunidade, Peru e Uruguai empataram por 1 a 1, na estreia de ambos. Na fase de grupos, os peruanos ficaram com a terceira posição, com quatro pontos, se classificando graças ao quesito de melhor terceiro colocado da Copa América. Os uruguaios, por sua vez, ficaram com a segunda posição, com cinco pontos.
O Peru não chega a uma final de Copa América desde a sua última conquista, em 1975, quando bateu a Colômbia. "Sensação" da competição até aqui, o time peruano desbancou na semifinal a Colômbia, que vinha demonstrando um bom futebol. Na prorrogação, venceu por 2 a 0 e confirmou sua vaga na semifinal.
Enquanto seu adversário acumula poucas passagens na final da Copa América, o Uruguai tem muita tradição. Junto com a Argentina, é a seleção que mais venceu, com 14 títulos. Sua última conquista foi em 1995, quando jogou em casa. Em 1999, chegou à final, diante do Brasil de Rivaldo e Ronaldo, mas acabou perdendo por 3 a 0. Para chegar à semifinal, passou pela anfitriã Argentina, em um jogo bastante nervoso e emocionante, que só foi decidido nos pênaltis (5 a 4). No tempo normal, a partida acabou empatada por 1 a 1, graças a grande exibição do goleiro uruguaio Muslera.
Com grandes jogadores como Luisito Suarez e Diego Forlan, jogando muita bola, o Uruguai é franco favorito para ir à final. Entretanto, esta Copa América já mostrou que não é só de favoritismo que vive o futebol. Fato que prova são os jogos das semifinais. Quem passar do jogo entre Uruguai e Peru, vai enfrentar Paraguai ou Venezuela, duas seleções que também estavam pouco cotadas para chegar a essa fase da competição.
O Peru aposta em jogadores como Vargas, principal estrela do time. Paolo Guerreiro, comandante de ataque, também merece uma atenção especial. No lado uruguaio, a raça do capitão Lugano e a boa fase vivida pelo goleiro Muslera, podem a diferença para o lado da Celeste. Como a maioria dos jogos decisivos em Copa América, certo é que os torcedores peruanos e uruguaios podem esperar um jogo nervoso e com muita emoção para os dois lados.
Fonte: AFI