Associação de Moradores vai mover ação no MP contra Prefeitura de Patos
Os moradores do Bairro Morada do Sol, mais conhecido como Geraldo Carvalho, estão fazendo um levantamento dos problemas no bairro para encaminhar ao Ministério Público em Patos. A ação está sendo elaborada através da Associação dos Moradores e destaca o abandono por parte da Prefeitura de Patos no que diz respeito a melhorias na infraestrutura da localidade.
Segundo o presidente da Associação de Moradores, Roberto Guedes, os problemas no bairro já foram apresentados aos secretários da prefeitura de Patos, mas até agora só aconteceram paliativos, e muitos desses pioraram ainda mais alguns transtornos. Na Rua Eleonora Xavier foi colocado um aterro com restos de material de construção que criou uma lagoa na qual a água das chuvas e esgotos se mistura sem encontrar saída. Ao invés de melhorar, a situação ficou pior e hoje a fedentina e os atoleiros já fazem parte do cotidiano do bairro.
Levantamento da própria associação já catalogou 130 casas construídas e mais uma média de 40 em construção. “O Bairro cresce, pagamos nossos impostos e não temos as melhorias que devem ser obrigação da prefeitura que arrecada esse recurso. Chamamos a reportagem por que não aguentamos mais o abandono por aqui”, disse Lenilson, morador do Bairro.
Para facilitar o trabalho dos Correios, a própria associação mandou confeccionar placas identificando os nomes das ruas (foto). O dinheiro foi arrecadado entre os moradores, já que esse era mais um dos problemas no bairro e que dificultava a identificação por parte de todos que necessitavam localizar as ruas para entrega de correspondências ou mesmo as entregas que são comuns. Outro morador, Alexandre César pede para que o carro do lixo passe na Rua Cloves Sátiro, mas essa tarefa tem que enfrentar os esgotos que impedem a passagem de carros.
O saneamento básico no bairro é inexistente e nenhuma das ruas dispõe de calçamento. Devido a isso, os esgotos correm a céu aberto e tem criado zonas de acumulação de água suja, insetos e matagal. A água dos esgotos tem desembocado em lugar nenhum e tem sido fácil localizar lagoas que prolifera odor insuportável. Uma dessas logo na entrada do bairro.
Devido a todos esses problemas e mais alguns, a Associação de Moradores do Bairro jardim Redenção está preparando um dossiê para buscar ajuda no Ministério Público por se sentirem abandonados pela Prefeitura de Patos.
Fonte: Jozivan Antero – patosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo