NO AR
Gerais

Sessão Especial comemora os 80 anos da Filarmônica 26 de Julho

31/07/2011 às 02:07

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 29 de julho, na Câmara Municipal de Patos (Casa Juvenal Lúcio de Sousa), uma Sessão Especial em homenagem aos 80 anos da Filarmônica 26 de Julho. O nome homenageia o presidente João Pessoa, morto em 1930, época em que o grupo estava sendo oficializado. A iniciativa partiu do vereador Sales Júnior. 

Para abrir a cerimônia a banda 24 de Outubro se apresentou homenageando os aniversariantes. Os historiadores Damião Lucena e José Romildo de Sousa, especialmente convidados, fizeram uma explanação sobre a trajetória da Filarmônica, exaltando seus primórdios e a sua importância histórica para Patos. 

O prefeito Nabor Wanderley esteve entre as seis personalidades agraciadas com a comenda "Amigo da Filarmônica", como reconhecimento aos anos de colaboração para com a Filarmônica, assim como o secretário de Educação - José Francisco de Sousa, o coordenador da Filarmônica 26 de Julho - Jamerson Ferreira, o secretário de Cultura - Wandecy Medeiros, o historiador – Romildo de Sousa, o jornalista e historiador – Damião Lucena, e o maestro Marklean de Oliveira. 

Para o prefeito Nabor Wanderley “o evento foi mais uma justa homenagem, sobretudo ao que a Filarmônica 26 de Julho representa pra cultura patoense. Estamos estudando a idéia de incluirmos vagas dentro do próximo concurso público, destinadas à efetivação de alguns músicos que ainda não são. Atualmente está em processo de licitação a aquisição de um Uniforme de Gala para que eles possam se apresentar em ocasiões especiais, bem como assumimos o compromisso de providenciarmos um ônibus para a Filarmônica”, afirmou. 

Romildo de Sousa, historiador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Patos, relatou que: “A história da banda está interligada com a história da cultura do município de Patos, e durante esses 80 anos o grupo tem se consolidado como a maior instituição cultural da cidade. É um momento importante para a musicalidade de Patos, comemorar o aniversário dessa trajetória marcada por desafios e transformações responsáveis por manter esse patrimônio cultural vivo”.  

Segundo o secretário executivo de cultura, Wandecy Medeiros, a Filarmônica 26 de Julho é um patrimônio histórico-cultural da cidade de Patos e merece todas as reverências. “Durante a atual gestão a filarmônica ganhou muito mais espaço e seus profissionais estão mais valorizados, o que faz com que este aniversário seja mais significativo ainda", relatou. 

Durante o atual Governo Municipal foi criada e instalada a sede definitiva da Filarmônica 26 de Julho no Bairro Belo Horizonte. A Escola de Música beneficia atualmente 200 crianças e adolescentes, que estão aprendendo a profissão, além de dez bolsistas que estão recebendo e se apresentando na Filarmônica, como parte de um trabalho de estruturação e crescimento, preparando o futuro da Filarmônica.  

Logo após o evento foi oferecido um jantar para os músicos da Filarmônica e seus familiares.



Fonte: Coordecom Patos

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.