NO AR
Gerais

Grupo de Autocuidado em Hanseníase é implantado em Patos

03/08/2011 às 02:08

A Secretaria Municipal de Saúde implantou na tarde desta terça-feira, 02 de agosto, com uma reunião realizada na sede do Centro de Reabilitação de Pessoas Portadoras de Deficiência (CERPPOD), o Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Patos, um espaço que permite a superação das limitações das pessoas com Hanseníase, favorecendo a autonomia e qualidade de vida.

A iniciativa foi lançada pelo governo estadual e executada pelos poderes públicos municipais de várias cidades.

De acordo com Vera Lúcia de Carvalho – enfermeira e coordenadora do Grupo de Auto Cuidado em Hanseníase, o trabalho além de orientar sobre o tratamento, também serve para conscientizar as pessoas e os próprios pacientes, que se tratada corretamente, a doença não será transmitida. “Esse grupo de autocuidado vai trabalhar essa conscientização com os pacientes e com seus familiares, como forma de fazer com que se tratem corretamente e que sejam inseridos no contexto social sem distinção por serem portadores da doença”, explicou. 

Segundo Silvana Cavalcante Lins – coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, “nesse primeiro momento a receptividade por parte dos pacientes foi muito boa, onde todos se sentiram acolhidos e com anseio de continuarem no grupo. Nós os orientamos para que divulguem esse trabalho e sejam multiplicadores dessa iniciativa, já que isso pode fazer com que mais pessoas busquem o tratamento rápido, e sejam curadas”, disse.

Os encontros ocorrerão uma vez por mês, sempre com a presença de fisioterapeutas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e coordenadores. As ações ocorrem a partir do apoio às pessoas acometidas pela hanseníase, através da troca de informações, experiências, e interesses similares sobre a doença, ajudando os portadores a se cuidarem melhor.

 

 

Fonte: Coordecom PMP

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.