OAB-Seccional de Patos comemora Dia do Advogado
Com direito a um lauto café da manhã comemorativo, a quinta-feira (11 de agosto), data em que se comemora o Dia do Advogado, foi marcada por homenagens da OAB aos operadores do Direito na cidade de Patos.
O evento, teve como local o Fórum Miguel Satyro que não registrou expediente e em virtude do feriado regimental terá as suas atividades normalizadas na próxima segunda-feira.
Um culto ecumênico em alusão a data foi celebrado pelo Padre Fabrício Dias representando a igreja católica e o pastor e também advogado Marcos Dias representante da comunidade evangélica.
Padre Fabrício exortou a uma reflexão sobre a imagem do Advogado que, muitas vezes é confundido como instrumento mercenário de interesse das partes, quando na verdade, é o elemento que faz acontecer a justiça, aquele que pugna pelo direito da parte fundamentado nas disposições da lei. Peça essencial à administração da justiça.
O exercício da advocacia mais do que tudo exige do advogado conhecimento das leis, inteligência e dedicação, não só para a defesa do seu constituinte, mas principalmente para a efetividade de sua função social. Buscar o justo, rebater o poder opressor e lutar contra as grandes disparidades, tais como a miséria de muitos para favorecer a riqueza de poucos, são virtudes da profissão.
Já para o advogado e pastor Marcos Dias, o acesso à justiça necessita ser mais amplo, notadamente privilegiando os segmentos mais pobres da população; os problemas da morosidade processual precisam ser resolvidos com celeridade, pois justiça tardia é injustiça; as custas dos processos precisam ser redimensionadas, haja vista que muitos perdem seus direitos por não poderem arcar com as despesas processuais, entre outras lutas.
O dia 11 de Agosto foi escolhido como o dia do Advogado por ser a data que marcou o Brasil quando Dom Pedro I criou os primeiros cursos de ciências jurídicas em Olinda e São Paulo.
Com o passar do tempo, a data foi se solidificando ainda mais como dia comemorativo da profissão e de enaltecimento dos profissionais de Direito que trabalham com ética e afinco pela justiça em todo país.
Comumente é mais referido como sendo o Dia do Advogado, não obstante outras categorias se enquadrarem na conotação de juristas, tais como juiz, promotor de justiça, defensor público e professor universitário da área jurídica.
Da redação: Marcelino Neto