La Niña pode voltar e chuva pode ser satisfatória no Sertão em 2012
Tendência de formação do fenômeno El Niño diminui e La Niña pode voltar ainda este ano
O cenário para as chuvas do semiárido nordestino para 2012 está mais favorável, e o fato se deve a diminuição da ressurgência de águas quentes do fundo do Oceano Pacífico, principalmente nas adjacências da costa peruana e Equatorial (região do Niño 1+2), isso se deve provavelmente a redução da atividade vulcânica na referida área no fundo do Pacífico. Nas últimas semanas, grandes áreas de resfriamento se formaram na porção central do citado oceano, e são indicativo provável de retorno do fenômeno La Niña no fim de 2011.
O cenário para chuvas do semiárido em 2012 já pode ser considerado animador
Mesmo com a aproximação de 2012, um ano em que pode ocorrer um máximo solar, e grande atividade vulcânica, as águas do Oceano Pacífico Equatorial não estão aquecendo o suficiente para originar o fenômeno El Niño, e isso é muito positivo, pois mostra uma diminuição da tendência de formação desse fenômeno nos próximos meses, sendo o mesmo desfavorável para a ocorrência de chuvas em boa quantidade no semiárido.
O cenário de temperaturas no Pacífico Central está mudando
Atualmente o Oceano Pacífico Central está neutro (nem El Niño nem La Niña), no entanto, o aumento das áreas de anomalias negativas (águas frias), juntamente com a sensível diminuição da ressurgência de águas quentes nas áreas próximas as costas do Peru e Equador, são fortes indicativos que um novo episódio do fenômeno La Niña está a caminho.
Vale lembrar que em cerca de 80% dos casos, quando há uma La Niña instalada no Oceano Pacífico Central, os anos são chuvosos no setor norte do nordeste, do qual faz parte o estado da Paraíba.
Fonte: Rodrigo Cézar Limeira (meteorologista) – Equipepatosonline.com