Enquanto DER em Patos mostra serviços, o DER em Itaporanga está parado
Um dos maiores desafios do governo de Ricardo Coutinho – PSB são as estradas sob a jurisprudência do Departamento de Estradas e Rodagens– DER. Várias rodovias pertencentes ao estado estavam em péssimas condições de trafegabilidade, sem pavimentação asfáltica e outras com asfalto completamente esburacado em muitos trechos. Em muitos casos, as máquinas pertencentes ao governo do estado, através das regionais do DER, encontram-se completamente sucateadas e necessitam de renovação da frota.
No escritório regional do DER em Patos, que tem como responsável Madiel Conserva, tem sido realizadas várias operações denominadas “tapa buraco’. A maioria dessas operações tem sido concretizada com parcerias através de prefeituras e com determinação dos funcionários do DER em Patos, mesmo com poucos recursos humanos e materiais. O DER de Patos tem sido referencia em todo o estado da Paraíba por sua determinação em busca de melhorias nas estradas sob sua responsabilidade.
São muitas estradas recuperadas, como por exemplo, a PB-233 que liga Santa Luzia a Várzea que está em serviços desde o dia 01 de agosto de 2011. Depois de concluída, o DER terá feito a recuperação da estrada até a fronteira da Paraíba com o Rio Grande do Norte. A região das Espinharas vem tendo recuperação de estradas através do DER – Residência em Patos constantemente.
Na região do Vale do Piancó, sertão da Paraíba, o governo está asfaltando quatro das seis principais estradas de acesso a cidades que estão estavam ilhadas pelas péssimas condições de acesso, com isso as cidades de Pedra Branca, Serra Grande, São José de Caiana, Coremas e tantas outras, estão sendo beneficiadas diretamente com as estradas que antes eram um sonho que poucos acre ditavam que se tornaria realidade. Os investimentos chegam a quase 70 milhões de reais.
Um dos pontos negativos na região do Vale do Piancó, diz respeito à ausência de trabalho do DER que está localizado na cidade de Itaporanga. Para se ter uma ideia, a PB 361 encontra-se esburacada causando transtornos incalculáveis aos motoristas, além de acidentes diários para os que trafegam diariamente para as cidades de Boa Ventura, Diamante, Conceição, Ibiara, dentre outras. Até agora o diretor residente do órgão não explicou para a população sobre uma possível data para se recuperar o asfalto dessa importante estrada que tem a responsabilidade do governo estadual.
Jozivan Antero – patosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo