NO AR
Gerais

Projeto COOPERAR: Associações Rurais decidem unificar conselhos

19/08/2011 às 02:08

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), juntamente com o Conselho do Projeto COOPERAR, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Associações Rurais de Patos e região se reuniram na  manhã desta terça-feira, 18 de agosto, no Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, com o objetivo de dialogar sobre a unificação dos dois conselhos e o envio de projetos para o COOPERAR. 

De acordo com Roberto Vital, gestor do projeto COOPERAR, “a unificação dos conselhos fará com que a representatividade das comunidades rurais seja ampliada, tendo em vista que o conselho será composto em sua maioria por esses trabalhadores”, afirmou. 

Sebastião dos Santos Lima - secretário de Agricultura, disse que a partir da unificação o município dará um passo importante para melhorar o processo de viabilização de projetos. “Essa parceria só tem a dar certo e creio que em pouco tempo seremos beneficiados por isso”, garantiu o secretário.

Já o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), José Roberto, disse que a princípio houveram divergências, mas com o aprofundamento do debate foi possível foi possível fazer com que as associações rurais entrassem em consenso no tocante a unificação. Quanto aos projetos a serem encaminhados para o COOPERAR, o presidente afirmou que em acordo com o gestor do projeto, Roberto Vital, ficou acertado que as demandas de projetos da cidade de Patos passarão por uma análise e, posteriormente, serão aprovados de acordo com as possibilidades.

Segundo os técnicos do projeto COOPERAR a escolha dos projetos em todo o estado têm priorizado sobretudo a Apicultura, Piscicultura, Avicultura e Caprinocultura, bem como as mulheres, comunidades quilombolas, indígenas e as áreas de assentamento. A próxima reunião que dará continuidade ao processo de unificação e apresentação de projetos foi marcada para o dia 12 de setembro. Com a unificação, o conselho ficará composto de 80% da sociedade civil e 20% do poder público.

O "Projeto COOPERAR" que recentemente foi reestruturado pelo governo do estado visa proporcionar o financiamento de projetos produtivos, de infraestrutura hídrica e escoamento da produção rural, através de convênios com associações e cooperativas agrícolas de vários municípios do estado.

 

 

Fonte: Coordecom PMP

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.