NO AR
Gerais

Deputada Francisca Motta propõe Sessão Especial em homenagem ao Centenário de Ernani Sátyro

18/08/2011 às 23:08

Se estivesse vivo, no próximo dia 11 de setembro, o ex-governador da Paraíba e ex-ministro, Ernani Ayres Sátyro e Sousa, completaria 100 anos. Diversas comemorações estão sendo preparadas para comemorar o Centenário natalício do patoense.

No dia 22 de março de 2011, a deputada Estadual Francisca Motta (PMDB), encaminhou o requerimento Nº 18/2011, solicitando a realização de uma Sessão Especial na capital João Pessoa, que recebeu parecer favorável.

“Ernani Sátyro foi um patoense influente na política brasileira, por tudo o que ele representou para a política paraibana e para a política Nacional, justifica-se a realização de uma Sessão Especial na cidade de João Pessoa, em homenagem ao ilustre paraibano que tanto orgulhou o seu povo”, destacou a deputada Francisca Motta.

A Sessão Especial está marcada para o dia 13 de setembro, às 16h, no plenário Deputado José Mariz, na sede da Assembleia Legislativa da Paraíba, localizada na Praça João Pessoa, Centro, de João Pessoa. 

HISTÓRICO

Filho do major Miguel Sátyro e da senhora Capitulina Ayres Sátiro e Sousa, Ernani Sátyro era bacharel em Direito (formado pela Faculdade de Direito de Recife em 1933). Foi deputado estadual, oito vezes deputado federal, prefeito de João Pessoa nomeado em 1940, governador da Paraíba, ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

O patoense, nascido em 11 de setembro de 1901, foi presidente da UDN (União Democrática Nacional), partido que se transformou em Arena (Aliança Renovadora Nacional) e deu sustentação aos governos militares. Foi líder do Governo Costa e Silva na Câmara dos Deputados entre 1967 e 1968. Renunciou ao mandato de deputado federal em 9 de maio de 1969 para ser ministro STM. Para o Governo da Paraíba, foi nomeado em 1970 pelo então presidente, Emílio Garrastazu Médici. Governou entre 15 de março de 1971 e 15 de março de 1975.

Após deixar o Governo da Paraíba, Ernani Sátyro voltou à política como deputado federal em 1978 e exerceu o mandato já no PDS. Como governador, realizou obras que até hoje atendem necessidades da população, como os estádios O Almeidão (em João Pessoa) e O Amigão (em Campina Grande), o Centro Administrativo, em João Pessoa, a Assembleia Legislativa da Paraíba, entre outras.

Morreu no dia 8 de maio de 1986, em Brasília. O ex-governador ficou conhecido por tratar todas as pessoas pela expressão "amigo velho". Fazendeiro, Ernani Sátyro também foi escritor, poeta, cronista, romancista e ensaísta. Fez parte das Academias Paraibana e Brasiliense de Letras.

 

 

Fonte: Assessoria

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.