Enquete: população de Patos opina sobre o uso de arma de fogo pelos guardas municipais
A reportagem do Espinharas Notícias, apresentado pelos jornalistas Marcos Oliveira e Marcelino Neto foi às ruas de Patos nesta sexta-feira (26), para ouvir da população se ela é contra ou a favor do uso da arma de fogo pelo Guarda Municipal.
“Equipamento” indispensável para qualquer cidade tendo como uma das atribuições a segurança do patrimônio público municipal (bens, serviços e instalações), os agentes da guarda podem legalmente usar arma de fogo como forma de coibir a violência e garantir a proteção pessoal.
Tomando por base a criação do órgão de segurança e o que se observa em muitas cidades quando os guardas municipais já trabalham com arma de fogo, ajudando no combate e na inibição da violência.
A população foi questionada se é a favor ou contra a utilização deste equipamento de defesa durante o serviço dentro da cidade de forma velada e apenas para proteção individual.
As opiniões divergentes apontaram para questões ligadas a concursos, preparativos e formação além de testes psicológicos, no entanto a maioria dos entrevistados acredita que o uso da arma de fogo pode gerar mais violência, mas com a capacitação e devidamente preparados, podem ajudar na preservação do patrimônio e na diminuição da criminalidade.
Durante o jornalismo apresentado das 12:00 às 14:00h, varias ligações foram registradas por parte de ouvintes que emitiram opiniões pelo telefone interagindo com o noticioso, atestando em sua maior parte serem de acordo.
A intenção da enquete foi ouvir opiniões embora o espaço tenha atestado que a população patoense deseja um trabalho institucional que possibilite o não registro de violência.
Da redação: Marcelino Neto