NO AR
Gerais

Jovens patoenses debatem políticas públicas

28/08/2011 às 15:08

Jovens de diversos segmentos da cidade de Patos participaram de intensos debates, nesta sexta-feira, 26 de agosto, dentro da programação da 2º Conferência Nacional de Juventude – Etapa Municipal, que aconteceu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, no Bairro Bivar Olinto. 

Os trabalhos envolveram a Secretaria Executiva de Juventude, a Secretaria de Articulação Social, Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da União Municipal dos Estudantes Secundaristas e da União da Juventude Rebelião - UJR. 

No turno da manhã, os jovens participaram da leitura e aprovação do regimento interno, bem como de paineis que abordaram temáticas referentes à participação dos jovens na construção da democracia, prioridades da juventude para o Plano Nacional de juventude 2011-2015, bem como articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude. 

“A gente veio com o intuito de saber mais, de levar conhecimento e conhecer os nossos direitos. Foi muito bom, debatemos sobre vários temas, escolhemos delegados para nos representar em João Pessoa e as propostas foram ótimas. Espero que continuem assim”, avaliou Jaciara de Sousa Alves, do Projovem Adolescente. 

De acordo com o secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, a Conferência de Juventude foi um marco para a cidade de Patos. “Conseguir atrair jovens para passar um dia de discussão sobre Políticas Públicas no tocante a saúde, educação, mobilidade, esporte e lazer, foi muito importante. Tivemos mais de oitenta jovens protagonizando essa história, bem como a presença maciça das entidades convocadas para a Conferência”, destacou o secretário. 

No turno da tarde, apresentações culturais e grupos de trabalho, permitiram que os jovens elaborassem propostas  nas áreas de Direito ao Desenvolvimento Integral, Direito ao Território, Direito à Experimentação e Qualidade de Vida, Direito à Diversidade e á Vida Segura, bem como Direito à Participação. 

“Tivemos uma Conferencia excelente marcada pela participação dos jovens, que propuseram bastante, discordando inclu sive de propostas já existentes, isso mostra que os nossos jovens nãosão passivos, mas opinam e estão dando o seu grito para a melhoria nas Políticas Públicas Nacionais, em benefício da juventude brasileira”, ressaltou o coordenador do Projovem Adolescente, Shslyder Lira dos Santos.

Quinze delegados foram eleitos para representar a cidade de Patos na etapa Estadual da Conferência em João Pessoa, nos dias 28 e 30 de outubro, onde serão escolhidos os representantes paraibanos para a 2º Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.

 

 

Fonte: www.patos.pb.gov.br

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.