Brasileirão: Cinco clubes podem terminar na ponta na 20ª rodada
O segundo turno do Campeonato Brasileiro começa com uma “Quarta Máxima”. Alegando a apresentação da Seleção Brasileira, que acontece nesta quinta-feira, a CBF decidiu marcar nove das dez partidas da primeira rodada do returno para esta quarta-feira. O destaque, mais uma vez, vai para a disputa pela liderança, já que Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco e Botafogo têm chances de terminar a rodada na ponta.
Campeão do primeiro turno, mas em declínio nas últimas rodadas, Corinthians recebe o Grêmio, no Pacaembu, para evitar uma crise e a queda do técnico Tite. Após duas derrotas, a última para o Palmeiras, por 2 a 1, o Timão evitará o pior com uma vitória, que o manteria na ponta, onde hoje tem 37 pontos. Já o Tricolor vem embalado pela vitória no Gre-Nal, por 2 a 1, que o deixou na 15ª posição, com 21 pontos.
Vice-líder, o Flamengo tenta encerrar a série de quatro jogos sem vitórias no Brasileirão - três empates e uma derrota – contra o Avaí, em Florianópolis. Apesar do jejum, o Rubro-negro conseguiu se manter na segunda posição, com 36 pontos. Já o Leão vem de vitória no clássico contra o Figueirense, por 3 a 2, mas segue na zona de degola, no 18º lugar, com 17 pontos.
O São Paulo, que vem logo em seguida na terceira colocação, também vive uma “seca” de vitórias, já que empatou os últimos quatro jogos. Sonhando com a ponta, o time paulista, que soma 35 pontos, recebe o Fluminense, no Morumbi. O Flu está abatido, após a derrota no clássico contra o Botafogo (2 x 1), e figura apenas no 11º lugar, com 25 pontos.
![](http://www.futebolinterior.com.br/imagens/news/0002047930956_img.jpg)
Cariocas na cola
Empatado em número de pontos com o Sampa, mas com saldo menor (7 a 5), o Vasco recebe o empolgado Ceará, em São Januário. Será o primeiro jogo do Gigante sem seu técnico Ricardo Gomes, que segue internado, após sofre um AVC no clássico contra o Flamengo (0 x 0). O Vozão vem de uma goleada sobre o Bahia, por 3 a 0, que o colocou no 13º lugar, com 25 pontos.
Por fim, no único confronto direto entre os times que brigam pelas primeiras posições, o Botafogo recebe o Palmeiras, no Engenhão. O Fogão vem embalado por duas vitórias consecutivas, sendo a última sobre o Fluminense. Hoje, aparece na quinta colocação, com 34 pontos. O Verdão, por sua vez, vive um raro clima de paz, após bater o Timão. Se vencer, entra na zona da Libertadores, já que está no sexto lugar, com 32 pontos, e o Vasco já está garantido na competição continental.
Outros jogos
A “Quarta Máxima” ainda contará com outras quatro partidas. Internacional e Santos prometem fazer um grande duelo, no Beira-Rio. O Colorado tenta se recuperar da derrota para o Grêmio e ocupa o oitavo lugar, com 27 pontos. O Peixe faz um campeonato de recuperação e, após empatar com o São Paulo, por 1 a 1, é o 14º colocado, com 22 pontos.
Embalado pela vitória sobre o Atlético-MG (2 x 1), o Cruzeiro recebe o Figueirense, em Sete Lagoas. Já o Galo em crise, terá a dura missão de encarar um confronto direto contra o Atlético-PR, em Curitiba. Por fim, o Atlético-GO recebe o Coritiba, em Goiânia. Na quinta-feira, Bahia e América-MG fecham a rodada, em Salvador.
![](http://www.futebolinterior.com.br/imagens/news/0002047930963_img.jpg)
Confira a rodada de abertura do returno:
Quarta-feira
18h
Vasco x Ceará
Corinthians x Grêmio
20h30
Cruzeiro x Figueirense
Atlético-PR x Atlético-MG
Atlético-GO x Coritiba
21h50
Avaí x Flamengo
Internacional x Santos
Botafogo x Palmeiras
São Paulo x Fluminense
Quinta-feira
20h30
Bahia x América-MG
Fonte: AFI