UEPB inaugura biblioteca e comemora cinco anos de implantação em Patos
A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, realizou na manhã desta sexta-feira, 02 de agosto, uma solenidade de comemoração dos cinco anos de implantação do Campus VII – Governador Antônio Mariz, e inauguração da Biblioteca Virgílio Trindade Monteiro, nome dado em homenagem ao saudoso jornalista e economista patoense.
O evento que aconteceu no Centro de Vivência do referido Campus, contou com a presença de alunos, professores e autoridades locais, a exemplo do prefeito Nabor Wanderley, da secretária do Desenvolvimento Econômico e Habitação – Eliane Batista, do presidente da Fundação Ernani Sátiro (Funes) – José Lacerda, do presidente da seccional da OAB/Patos – Alexandre Nunes, da reitora da UEPB/Patos – Marlene Alves, familiares de Virgílio Trindade e do vice reitor da UEPB – Aldo Maciel.
O público presente foi saudado com apresentações do Grupo de Flauta Doce da cidade de Mãe D’água e do projeto de extensão em karatê juntamente com alunos do projeto Mais Educação da Escola Municipal João Rodrigues de Amorim. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional mostrando como a Universidade Estadual da Paraíba atua e vem se consolidando como uma importante instituição de ensino superior em todo o estado.
De acordo com o diretor do Campus VII em Patos, Odilon Avelino, “além da importância em formar profissionais, a universidade também contribui para que haja uma maior movimentação na economia local, já que boa parte dos alunos vêm de outras localidades para estudar em Patos. Nossa meta é continuar crescendo com a introdução de novos cursos e melhorar a estrutura para abrigar o aumento da demanda”.
O prefeito Nabor Wanderley destacou o momento oportuno que a UEPB chegou em Patos, quando a população clamava por vagas públicas sobretudo para alunos mais carentes. “Além do trabalho educacional a instituição ainda se destaca pela inclusão de cerca de 50% das vagas para alunos da rede pública. Já está em discussão uma aproximação maior do poder público municipal com o estadual, no sentido de expandir a estrutura da instituição”, afirmou o prefeito.
Para Roberta Trindade, filha do jornalista e economista Virgílio Trindade, a homenagem com o nome de seu saudoso pai na Biblioteca do Campus é recebida com muita alegria por todos os familiares. “O fato de ser numa instituição de ensino é ainda mais valioso, pois o mesmo tinha muito amor pelo ato de lecionar e formar cidadãos conscientes”.
Logo após o descerramento da placa inaugural da Biblioteca Virgílio Trindade, foi oferecido um coquetel para todos que estiveram presentes até o final da cerimônia.
Fonte: Coordecom PMP
Postada por Higo de Figueirêdo