Série B: Portuguesa se isola na ponta e Sport encosta no G4
A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi concluída neste sábado, com mais seis jogos. A Portuguesa encerrou um jejum de quatro jogos sem vitórias ao bater o Paraná e se isolou na liderança, abrindo três de vantagem para a vice-líder Ponte Preta. O Sport entrou de vez na briga pelo G4 ao passar por cima do Guarani, na Ilha do Retiro. Já o Salgueiro viu sua situação ficar ainda mais complicada ao perder para o ABC em casa.
Sem vencer há quatro jogos, a Portuguesa finalmente acabou com o jejum e venceu o Paraná, por 2 a 1, no Estádio do Canindé. Edno abriu o placar no primeiro tempo em grande cobrança de falta, enquanto Cleiton deu números finais na etapa final, enquanto Jefferson Maranhão descontou para os paranaenses.
Assim, a Lusa abriu três pontos de vantagem para a vice-líder Ponte Preta, chegando aos 42 e abrindo nove para o Sport, primeiro fora do G4. Já o Tricolor segue passando por um momento turbulento e estacionou nos 31, caindo para o sétimo lugar.
Leão freia embalo do Bugre
O Sport manteve o bom momento sob o comando do técnico PC Gusmão e freou a empolgação do Guarani na Ilha do Retiro, ao vencer por 3 a 1. Willians abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas Denilson deixou tudo igual ainda na etapa inicial. O time rubronegro ficou na frente novamente e fechou o placar na segunda etapa, com Bruno Mineiro, duas vezes.
Essa é a quarta partida sem derrota do Leão - dois empates e duas vitórias - e o time subiu para o quinto lugar, com 33 pontos, ficando a um do G4. Já o Bugre segue na zona de rebaixamento, com 23 e vê sua situação ficar mais complicada a cada rodada, já que não consegue uma sequência de bons resultados.
Águia não consegue a quina
O Americana lutou bastante, mas num dia sem inspiração, não passou de um empate por 1 a 1 com o ASA, na tarde deste sábado, em Americana. O clube alagoano surpreendeu e saiu na frente com gol de Alexsandro, mas Válber deixou tudo igual.
O empate teve sabor de derrota para o Americana, já que o ASA tem o pior desempenho atuando como visitante, onde conquistou somente três pontos, fruto de três empates. Apesar do tropeço, o time paulista segue dentro do G4, ocupando a quarta colocação com 34 pontos. O ASA, por sua vez, chegou aos 28 pontos e ocupa a 14ª colocação.
Leão tropeça
O Vitória bem que tentou, mas não conseguiu retribuir o apoio de seus torcedores na tarde deste sábado e apenas empatou com o Icasa, por 1 a 1, no Estádio do Barradão. João Salles abriu o placar para os cearenses e Neto Baiano, no final da partida, deixou tudo igual.
O time baiano perdeu uma grande oportunidade de encostar ainda mais no G4 e agora se encontra na sexta colocação, com 31 pontos. Enquanto isso, o Icasa chegou ao oitavo jogo sem derrota - três vitórias e cinco empates -, aparecendo em 15º lugar, com 27.
Técnico "iô-iô" estreia bem
A vitória era o único resultado que interessava para Salgueiro e ABC-RN na briga pela saída da zona do rebaixamento. Jogando em casa, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista-PE, o Salgueiro não mostrou força e saiu derrotado. O ABC-RN, que contava com a reestréia do técnico Leandro Campos, que voltou ao time depois da saída de Guto Ferreira, aproveitou a chance e conquistou a vitória, por 1 a 0.
Com o resultado, o ABC-RN interrompeu uma sequência de nove jogos sem vitórias. Agora, o time de Natal chegou aos 28 pontos, na 15ª posição. O Salgueiro, por sua vez, realiza a segunda pior campanha na Série B e está na 19ª colocação, com apenas 16 pontos conquistados.
Azulão na degola
O São Caetano não conseguiu manter a sequência de bons resultados e foi presa fácil para o Boa Esporte, que venceu por 4 a ‘, no Estádio do Melão. Os gols foram marcados por Moisés, Jheimy (2) e Valdo, enquanto Geovanne descontou. Os paulistas ainda ficaram com um homem a menos depois da expulsão de Antônio Flávio, logo aos 26 minutos da etapa inicial.
Com esse resultado, o time mineiro chegou aos 29 pontos e subiu para a décima colocação, enquanto o Azulão viu sua sequência de três jogos sem derrota ir por água abaixo e ficou na zona de rebaixamento, com 24.
Confira os resultados da 21.ª rodada:
Sexta-feira
Bragantino 2 x 1 Grêmio Barueri
Ponte Preta 1 x 1 Vila Nova
Goiás 1 x 2 Náutico
Criciúma 2 x 0 Duque de Caxias
Sábado
Portuguesa 2 x 1 Paraná
Americana 1 x 1 ASA
Vitória 1 x 1 Icasa
Boa Esporte 4 x 1 São Caetano
Salgueiro 0 x 1 ABC
Sport 3 x 1 Guarani
Fonte: AFI