Com vereadores e secretários, moradores pedem solução para os problemas no bairro em Patos
Convidados pela Associação dos Moradores do Bairro Geraldo Carvalho, vereadores, secretários do munícipio e residentes no próprio bairro, discutiram os diversos problemas enfrentados na localidade. A reunião aconteceu na manhã deste domingo, dia 04, e contou com a presença dos vereadores Jeferson Melquíades – PMDB, José Mota – PMDB e Sales Júnior – PRB, além do secretário de serviços públicos, Raniery Ramalho e do subsecretário de infraestrutura, Maurício Lopes “Maurição”.
Durante mais de duas horas os moradores, que também contataram com a presença do representante da União das Associações Comunitárias – UAC, José Ilton, de Paulinho Lacerda da Associação de Moradores do Bivar Olinto, expuseram os problemas que aborrecem a comunidade, mas que não são resolvidos pelo poder público. O Bairro Geraldo Carvalho não dispõe de galeria, calçamento, rede de esgotos e os animais estão soltos pela comunidade. A falta de segurança também foi apontada como os dos problemas.
Ao fazer uso da palavra, Raniery Ramalho destacou a importância desse tipo de discussão e revelou que alguns benefícios já foram executados na comunidade, como por exemplo, a terraplanagem de ruas, limpeza de terrenos baldios e revisão na rede de iluminação. Destacou os problemas de falta de rede de esgotos e de calçamento como uma questão a ser resolvida, e que acredita que em breve o programa ‘Patos Pra Frente’ fará os serviços necessários.
O vereador José Mota fez críticas ao código de urbanismo da cidade que foi aprovado em 1978 e desde então rege as regras de loteamentos e demais logradouros da cidade. “Temos 70% das casas registradas como se fossem terrenos, loteamentos que não cumprem as necessidades de urbanismo e as áreas que, por lei devem ser destinadas nesses loteamentos privados para espaços públicos são as piores possíveis. Aqui no Geraldo Carvalho foi destinado como espaço público o lajeiro na entrada”, confessou Zé Mota.
“A cidade só dispõe de 7 a 8% de saneamento básico. A CAGEPA que é uma das responsáveis pelo esgotamento sanitário não tem feito nada para reverter essa situação. Os vereadores são o elo entre o poder legislativo e o executivo, de forma que nós devemos buscar solução para esses e outros problemas que prejudicam a população de toda cidade”, relatou Jeferson Melquíades.
Paulinho Lacerda revelou que o Conjunto Bivar Olinto já dispôs de um posto policial, mas hoje, apesar de ter crescido com o Conjunto Geralda Medeiros, Vila Teimosa, Geraldo Carvalho, João Dudu e demais localidades, se encontra sem um único apoio policial para atender esse complexo. “Mandar viaturas para fazer rondas é apenas um paliativo diante da grande comunidade, precisamos de posto policial permanente”, disse Paulinho.
Várias outras questões foram levantadas em busca de solução. A comunidade também não tem a definição de endereços reconhecida pelos Correios por problemas de encaminhamento por parte da prefeitura, e isso dificulta a entrega de correspondências no bairro. O Geraldo Carvalho tem buscado em sua associação de moradores se fazer ouvir pelas autoridades e que essas solucionem os problemas que só fazem crescer.
Fonte: Jozivan Antero – patosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo