NO AR
Gerais

SEM TRÉGUA: SUDEMA começa apreensões, notificações e multas a infratores em Patos

06/09/2011 às 19:09

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA, escritório em Patos, começou a fechar o cerco para combater a poluição sonora e demais questões que agridem o meio-ambiente na cidade de Patos e na região. Nos últimos dias foram realizadas cinco notificações com multas no valor de R$ 5.000,00 (valor mínimo) sendo uma delas com apreensão de sistema de som do infrator. A SUDEMA já dispõe de equipamento de Decibelimetro que afere a pressão sonora, carro próprio, recebeu nesta terça-feira, dia 06, móveis e os funcionários foram capacitados para a realização da fiscalização.

Na manhã desta terça-feira, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFET – PB foi notificado para prestar esclarecimentos sobre denuncias de falta de projeto de esgotamento sanitário na construção do prédio próprio que está localizado no Bairro do Alto da Tubiba em Patos. A SUDEMA deu um prazo de 15 dias para que sejam apresentados os devidos esclarecimentos sobre o projeto de esgotamento na obra. Segundo a denuncia levada a SUDEMA, o esgoto do IFET poderá desembocar para dentro do açude do Jatobá.

Os bares Alambique e Armazém Beer, localizados no largo da Estação Rodoviária foram multados por uso de som abusivo. O Bar do Cantor, localizado no Bairro da Vitória, também foi multado. Um proprietário de veículo automotivo teve o som apreendido (foto) e recebeu multa por desrespeitar os limites permitidos por lei para uso de som automotivo. O sistema de som encontra-se na sede da SUDEMA, Rua Lima Campos, Bairro São Sebastião em Patos.

 Público do Município de Patos – STtrans ainda não tem equipamento para aferição de som. Com isso a SUDEMA está enfrentando dificuldades para realizar a fiscalização sozinha. Em contato com o Capitão Hugo, comandante do CPTRAN, ele afirmou que por enquanto o serviço do policiamento de trânsito será de apoio a SUDEMA. Já a STtrans não revelou quando adquirirá os equipamentos necessários para coibir e multar os infratores.

O problema do uso abusivo de som é notado com mais frequência nos finais de semana. Geralmente as ligações pedindo providencias para polícia militar acontecem nos sábados e domingos. Com essa observação, a coordenadora da SUDEMA em Patos, Perla Sousa vai começar a disponibilizar o Decibelimetro para a Polícia Miliar. Também não foi descartada a realização de operações em parcerias com os demais órgãos fiscalizadores e apreensão dos sistemas de som.

Várias pessoas trouxeram ao conhecimento da redação do nosso site que a polícia militar não tem sido ágil para coibir a perturbação do sossego por parte do uso de som abusivo. Com essa falha por parte dos órgãos que poderiam ajudar no combate a poluição sonora, no caso STtrans e CPTRAN, a SUDEMA acaba assumindo a responsabilidade sozinha.

 

 

Fonte: Jozivan Antero – patosonline.com

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.