NO AR
Gerais

Parceria desperta sociedade para melhor assistência aos portadores de epilepsia em Patos

09/09/2011 às 17:09

Tendo em vista o Dia Nacional e Latino Americano de Epilepsia, comemorado neste dia 09 de setembro, a Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba (ASPE/PB), a Secretaria Municipal de Saúde e estudantes da área de saúde das Faculdades Integradas de Patos (FIP), realizaram atividades e atendimentos médicos voltados à população na manhã desta quinta-feira, 08 de setembro, no largo da Telemar em Patos.

A ação foi promovida como parte da Semana Nacional de Epilepsia que objetiva despertar a atenção da sociedade para o problema.

De acordo com o presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba (ASPE/PB), João Hércules Bezerra Gomes, “estamos tentando conscientizar a população de Patos e região de como devem tratar corretamente um portador de epilepsia. Para isso realizamos algumas simulações de crise epilética em público e, constatamos que a maioria das pessoas não sabem proceder diante de uma pessoa com tal problema. Nesse momento, os profissionais de saúde entravam em ação e demonstravam quais os procedimentos a serem utilizados numa situação semelhante”, explicou.

João Hércules ainda informou que o objetivo maior da ação foi sensibilizar os gestores públicos de Patos e região no sentido de viabilizarem a implantação de uma Ressonância Magnética em Patos. “Muitos pacientes que necessitam desse exame neurológico para traçar um plano terapêutico ao longo da vida, precisam se deslocar até Campina Grande ou João Pessoa”, afirmou.

Para fortalecer ainda mais os trabalhos realizados, a ASPE/PB, Secretaria Municipal de Saúde e as FIP, realizarão nos dias 03, 04 e 05 de outubro 2011, no Auditório do Fórum Miguel Sátyro, o 1º SIMPÓSIO DE EPILEPSIA, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO ESTADO DA PARAÍBA com o objetivo de conscientizar a sociedade paraibana e capacitar os profissionais de Patos e região como também os universitários da área de enfermagem, fisioterapia, biomedicina, medicina e psicologia. 


Ainda de acordo com o coordenador do projeto epilepsia na sociedade, João Hercules, o objetivo principal é fazer multiplicadores dos municípios de Patos e região para implantar o projeto em seus municípios, sabendo assim, como lidar com o portador de epilepsia e encaminhar o mesmo quando necessário, para realizar a cirurgia de epilepsia pelo SUS. 

As prefeituras interessadas poderão adquirir os pacotes de participação no evento entrando em contato com o coordenador do projeto epilepsia na sociedade, João Hercules, pelos telefones: (83) 9957.8090 – 8712.1262 –9908.1705, ou pelo e-mail: epilepsiatemcura@bol.com.br

 

 

 

 

Fonte: Hélio Barbosa - Patosonline.com

Postada por Higo de Figueirêdo

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.