Câmara Federal e Assembleia Legislativa homenageiam ex-governador Ernani Sátyro nesta terça-feira
A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza na tarde desta terça-feira (13) sessão especial em comemoração aos 100 anos de nascimento do ex-governador Ernani Sátyro, que foi também presidente do Poder Legislativo e prefeito de João Pessoa. Nesta mesma data, o paraibano, natural da Cidade de Patos, também será homenageado na Câmara Federal, que realizará uma sessão especial para lembrar o centenário do ilustre paraibano, que também foi deputado federal, senador e ministro da República.
A deputada Francisca Motta (PMDB), autora da propositura, disse que Ernani Sátyro é um dos patoenses e paraibanos mais ilustres de todos os tempos, ao justificar a proposta que tem o objetivo de homenagear o ex-presidente da Casa de Epitácio Pessoa. “Ernani Sátyro é um orgulho para a cidade de Patos e para a Paraíba. Por tudo que representou para a história do nosso Estado, decidi prestar esta homenagem a Ernani Sátyro, com uma sessão especial em comemoração aos 100 anos de seu nascimento”, justificou.
Ernâni Aires Sátyro e Sousa (Patos, 11 de setembro de 1911 — Brasília, 8 de maio de 1986) foi um poeta, cronista, romancista, ensaísta, fazendeiro e político brasileiro, oito vezes eleito deputado federal. Pertenceu à Academia Paraibana de Letras, à Academia Brasiliense de Letras e à Academia Campinense de Letras. Filho do chefe político Migue Sátiro e Sousa e Capitulina Ayres Sátiro e Sousa. Formou-se em Direito, em 1933 pela Faculdade de Direito do Recife. Em 1934, elege-se deputado estadual pelo Partido Republicano Libertador (PRL) e exemplo do que fizera antes o pai. Durante a vigência do Estado Novo getulista, dedicou-se à advocacia, fase interrompida apenas em 1940 quando foi nomeado prefeito de João Pessoa.
Ernani Sátyro foi eleito deputado federal para a Assembléia Nacional Constituinte em 1945 sendo reeleito em 1950, 1954, 1958 e 1962. Partidário do Golpe Militar de 1964 é eleito presidente da UDN, o último antes da instituição do bipartidarismo pelo Ato Institucional Número Dois em 27 de outubro de 1965. Ernani Sátyro ingressou na ARENA e foi reeleito em 1966. Líder do governo Costa e Silva na Câmara dos Deputados entre 1967 e 1968, renunciou ao mandato em 9 de maio de 1969 após ser escolhido ministro do Superior Tribunal Militar. Em 1970, é escolhido governador da Paraíba pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, fato que o levou a abdicar da toga ministerial.
De volta à política Ernani Sátyro foi reeleito deputado federal em 1978 e 1982 quando já estava nos quadros do PDS. Ficou conhecido por tratar a todos que encontrava pela expressão: "amigo velho". Faleceu vítima de derrame cerebral. A sessão especial a ser realizada na Câmara Federal foi proposta pelo deputado federal Hugo Mota (Neto da deputada Francisca Motta).
Fonte: MaisPB
Postada por Higo de Figueirêdo