Garantia Safra: Técnicos realizam cadastro na zona rural de Patos
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Patos, está realizando até esta sexta-feira, 16 de setembro, em parceria com a EMATER – PB, as inscrições do programa Garantia Safra junto aos produtores da agricultura familiar da zona rural de Patos.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que garante aos agricultores familiares condições mínimas de sobrevivência em casos de fenômenos meteorológicos. Os recursos são destinados aos agricultores inscritos, que atendam aos requisitos legais do programa, assegurando o plantio, caso haja excesso ou falta de chuvas em 2012.
O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Iere Caindre, explicou os procedimentos necessários para o cadastro. “Para o agricultor participar do programa, a lavoura não pode ter irrigação, e o agricultor tem que plantar entre 0,6 e 10 hectares, além de ser portador da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. O valor pago em 2012, caso sejam verificadas perdas, será de R$ 680,00. As culturas que podem ser asseguras são o milho, o feijão, o algodão, o arroz e a mandioca”, esclareceu Iere Caindre.
As inscrições estão sendo realizadas em cada localidade rural, a exemplo das associações de trabalhadores rurais dos assentamentos Campo Cumprido e Patativa do Assaré, além das comunidades dos Sítios Fechado, Cupiras, Barrocas, São Bento, Bom Jesus, Riacho da Catingueira, Pedra Branca I e II, Mocambo, Trincheiras, Pitombas, Enjeitado, Boi do Brito, Lagoa de Favela, Serra do Pedro, Marrecas, Pilões, Poço Cercado, Várzea da Jurema, Serra Negra e Conceição de Baixo e de Cima.
“Realizar esse processo de inscrições em cada comunidade garante mais segurança ao Programa Garantia Safra, já que o agricultor é identificado na própria comunidade e deve obrigatoriamente apresentar a documentação que o enquadra no perfil de agricultor familiar”, enfatizou o engenheiro agrônomo, Iere Caindre.
Fonte: Ascom
Postada por Higo de Figueirêdo