NO AR
Política

Entidades realizam novo protesto no centro de Patos pelo aumento do número de vereadores

17/09/2011 às 02:09

O movimento pelas 17 vagas criado pelo PC do B, PT, PPS, PSB e várias associações comunitárias e outros segmentos sociais da cidade de Patos, realizou no fim da tarde desta sexta-feira (16), uma nova mobilização no centro da cidade com o intuito de chamar atenção da população para que pressione os vereadores no sentido de regulamentar o aumento do número de vagas na câmara municipal, a partir da próxima legislatura, dos atuais onze para dezessete edis.

O movimento foi criado depois da resistência da maioria dos atuais vereadores, que se posicionaram contra as dezessete vagas, como determina a Emenda Constitucional 58/2009, que estabelece a quantia de dezessete vagas para as câmaras municipais de cidades com população de 80 mil até 120 mil habitantes.

Diante da polêmica que envolveu debates acirrados entre os contra e a favor do aumento, a câmara aprovou em primeira votação, uma emenda ao regimento interno aumento o número de vereadores para  próxima legislatura dos atuais 11 para 13, inclusive, a expectativa é que ela seja votada em segunda votação na próxima terça-feira, na sessão ordinária da Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

Mesmo com a aprovação dessa emenda pela câmara, os líderes do movimento pelas dezessete vagas continuam fazendo mobilizações e protestos contra a atitude dos vereadores que aprovaram a emenda com onze vagas. “O movimento vai continuar porque nós entendemos que Patos, com mais de cem mil habitantes, não pode ficar na contra - mão da história, com onze ou treze vagas ,quando o próprio TSE já definiu que Patos tem direito a dezessete vagas”, disse o sindicalista  José Gonçalves.

Zé Gonçalves disse ainda que todos os partidos e entidades imbuídos nessa luta,  vão ingressar com uma ação na justiça para tentar garantir as dezessete vagas, e é pretensão  também  a fixação de outdoor´s  em pontos estratégicos da cidade com fotos dos vereadores que foram contra o aumento, para que a população tome ciência de quem se posicionou contra o povo.

De acordo com Zé Gonçalves o aumento na representação da câmara democratiza mais o processo, como também, estabelece uma maior representatividade possibilitando a ascensão de outros segmentos sociais à casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

 

Fonte: Jefferson Saldanha

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.