Governo do estado não paga produtores de leite há 35 dias
Há 35 dias os produtores de leite da Paraíba não recebem pagamentos do governo do estado, este pagamento refere-se ao programa “Leite da Paraíba”, que foi instituído pelo governo Cássio em 2003. Segundo o Presidente da Associação de Produtores de Leite de Patos, e pré-candidato a vereador pelo “PPS” Walter César Limeira, os atrasos no pagamento do leite vêm sendo frequentes, e estão se sucedendo desde janeiro, quando o novo governador assumiu seu mandato. De janeiro pra cá segundo Walter, o governo nunca conseguiu pagar em dia os produtores, fato que tem gerado uma crise no setor rural do estado.
Os problemas da produção de leite na Paraíba: atrasos nos pagamentos por porte do governo versus preços baixos geram prejuízos aos produtores
Além dos sucessivos atrasos nos pagamentos (os quais devem ser realizados de forma quinzenal) por parte do governo estadual, os produtores têm que enfrentar outro dilema, a questão do preço do litro de leite vendido ao governo, que é de apenas R$ 0,82(oitenta e dois centavos) e cujo custo de produção é de R$ 0,87(oitenta e sete centavos), sendo que o valor pago pelo estado não é reajustado há 3 anos, diz o produtor.
As promessas de campanha do atual gestor da Paraíba
De acordo com o Walter, foi promessa de campanha do atual gestor da Paraíba, colocar em dia o pagamento do leite que vinha sendo pago com atraso na gestão passada, e também reajustar o preço do leite, a valores que pudessem compensar sua produção por parte dos produtores do estado.
Fonte: Rodrigo Cézar Limeira – Equipepatosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo