NO AR
Gerais

Conselheira se pronuncia sobre Semana Comemorativa à Pessoa Idosa

23/09/2011 às 21:09

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos através das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF’s) e DGA’s, juntamente com as Faculdades Integradas de Patos (FIP), Pastoral da Pessoa Idosa, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Hospital Regional de Patos, está realizando desde a última segunda-feira, 19 de setembro, a Semana Comemorativa à Pessoa Idosa, que acontece até o dia 6 de outubro, nas diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e no Hospital Regional de Patos. 

Estão sendo desenvolvidas atividades que vão desde dinâmicas recreativas, serviços e atendimentos médicos, até palestras informativas, preventivas e educativas. O objetivo é além de orientar e informar, também colocar em discussão os avanços e desafios da Pastoral da Pessoa Idosa na cidade de Patos. Na programação constam apresentações culturais feitas pelos próprios idosos, atividades físicas e orientações sobre alimentação adequada. 

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e assistente social do Centro Dia do Idoso, Francisca Vasconcelos, a semana é importante também para informar e orientar familiares, e, até mesmo o próprio idoso, sobre o estatuto da pessoa idosa. “As pessoas ouvem falar sobre o estatuto, mas desconhecem que se trata de uma lei criada para proteger essas pessoas. Destaco aqui o artigo 3º, pois determina que a responsabilidade maior é da família, no que tange os cuidados com as pessoas idosas. Depois disso, surgem outras situações, e por último, surge o poder público, que é o último ser acionado para intervir em algum caso”, explicou Francisca.

“Temos na cidade de Patos vários serviços, e um deles é o Centro Dia do Idoso. Porém, existem famílias que estão proibindo os idosos de freqüentarem o local, para que não possamos detectar algumas negligências cometidas. Esses familiares os quais me refiro nunca foram pessoalmente até o Centro Dia para acompanhar como funcionam os trabalhos, mas no momento em que são questionados sobre algo suspeito, esses familiares proíbem o idoso de voltar. Então essa Semana Comemorativa à Pessoa Idosa deve servir, sobretudo, para reforçar que os idosos devem ser assistidos como o estatuto determina”, concluiu.  

De acordo com o secretário municipal de Saúde da cidade de Patos, Eisenhower Segundo, essa semana funciona como um fortalecimento da rede de atendimento à saúde da pessoa idosa. “Estamos em conjunto com outras secretarias, trabalhando para cada vez mais melhorar esses atendimentos. Sabemos que ainda falta muito para alcançarmos o ideal, mas também temos consciência que já avançamos muito. Espero que com esses eventos que fazem parte dessa semana comemorativa, isso venha ser mais intensificado e quem sabe consigamos angariar mais apoio até de outros setores”, relatou o secretário.

Dentro da programação da Semana Comemorativa à Pessoa Idosa será realizado no dia 30 de setembro, o IV Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema central: “O Compromisso de Todos por Uma Velhice Digna no Brasil”, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio. Já no dia 6 de outubro, acontecerá o II Encontro da Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso Para Uma Velhice Saudável, no Ginásio de Esportes das FIP.



Fonte: Ascom

Postada por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.