Em clima de emoção: Multidão lota celebração de encerramento da Festa da Guia e despedida de Dom Manuel
Uma verdadeira multidão se reuniu ás 17hs deste sábado (24) no largo dom Gerardo Andrade Ponte (ao lado da Catedral de Patos), para celebrar a missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia e a despedida de dom Manuel dos Reis de Farias que pastoreou a diocese durante quase dez anos.
“Quem tem chama, chama!”, esta frase citada pelo bispo durante a celebração descreve o que aconteceu. O público presente participou intensamente de cada momento da celebração, que começou com uma procissão saindo do largo dom Gerardo e percorrendo diversas ruas do centro de Patos com a imagem de Nossa Senhora da Guia e retornando logo a pós para o largo onde houve a celebração da Santa Missa.
Logo no início da celebração, Dom Manuel agradeceu a Deus pelo tempo que passou a frente da diocese de Patos e também a todos os padres, diáconos, seminaristas, pastorais e movimentos que colaboraram no serviço de evangelização. Visivelmente emocionado colocou também a intenção da celebração Eucarística pela vida do padre Jerônimo, desaparecido desde a última quarta-feira (21).
Participaram da celebração o bispo de cajazeiras Dom José Gonzáles e os padres das diversas paróquias da Diocese de Patos.
Ao final da santa missa várias homenagens foram prestadas a Dom Manuel. O jornalista Marcos Oliveira representando a Rádio Espinharas, leu uma mensagem de agradecimento ao bispo em especial pela concretização da FM que era um sonho antigo da diocese, após o discurso foi-lhe ofertada uma placa em agradecimento. O casal Josa e Anchieta representando os leigos também prestou sua homenagem completada por um poeta repentista da Paróquia de São Pedro em versos improvisados.
O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Pe. José Ronaldo Marques fez num relato emotivo, um retrospecto da vida de D. Manoel. Este teve outro momento de emoção, ao lembrar, com profunda dor, de Pe. Jerônimo.
Ao final das homenagens, Dom Manuel agradeceu a todos, e recomendou aos sacerdotes a permanecerem firmes no ministério e agir na Pessoa de Cristo, e que as famílias sejam lugar para Deus.
D. Manoel seguirá para Petrolina no dia 08 de outubro, quando assumirá aquela diocese, designado pelo Papa Bento XVI. Uma caravana sairá de Patos para acompanhar sua posse.
Higo de Figueirêdo – www.radioespinharas.com.br
Fotos: Marcos Eugênio – PB notícias