Em Patos: bancários entram em greve por tempo indeterminado
Bancários de Patos e região se reuniram nesta segunda-feira (26) em assembléia para ratificar a decisão de entrar em greve a partir desta terça (27).
A paralisação por tempo indeterminado foi iniciada à 0h, atingindo bancos públicos e privados como acontece nos demais estados do país.
Com isso, todos os serviços bancários executados dentro das agências deverão ser suspensos e, de acordo com a lei de greve, somente serviços essenciais – que no caso dos bancários são as atividades com documentos de compensação – serão efetuados durante a paralisação. Ou seja, quem quiser fazer o depósito de algum valor para sacar ainda neste período deve fazer até as 14 horas desta terça-feira.
Segundo as informações do Sindicato da categoria, não foi aceita a proposta de reajuste salarial de 8% apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban).
As principais reivindicações dos bancários são: reajuste salarial de 12,8%, piso equivalente ao salário mínima do Dieese (R$ 2.297,51), segurança contra assaltos e mais contratações.
A boa noticia é que apesar do movimento paredista dos bancários o pagamento do Estado referente ao mês de setembro acontecerá de forma normal nesta quinta-feira (29) para servidores inativos, aposentados e pensionistas, das administrações direta e indireta. Já os funcionários da ativa receberão os salários na sexta-feira (30).
Da redação: Marcelino Neto