Emprego e trabalho decente são discutidos em Patos
A Secretaria Municipal de Articulação Social juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Ministério Público do Trabalho, entre outras entidades, está realizando nesta quinta-feira, 06 de outubro, no auditório da Associação Comercial de Patos, a I Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente.
A abertura do evento aconteceu na noite de ontem, e contou com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho, Rogério Sitônio, representantes da CEMAR da cidade de Pombal, da ESSOR, e de outras entidades.
A I Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente dará subsídio para a participação dos delegados escolhidos, na conferência estadual, e posteriormente na nacional, onde irão apresentar as propostas elencadas.
O secretário de Articulação Social de Patos, Taunaí Dantas, dá detalhes sobre a abertura do evento e sobre a expectativa para os trabalhos que serão realizados nesta quinta. “A gente fica muito feliz com a representação do Ministério Público do Trabalho, temos confirmado as presenças de representações de cidades como São Mamede, Mãe D’ Água, Salgadinho, Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem para os trabalhos desta quinta. Quando teremos trabalhos nos turnos manhã e tarde, com aprovação do regimento interno, mesa de debate com empregadores, trabalhadores e governo, também serão discutidos os eixos temáticos da Conferência, além da escolha dos delegados”, antecipou o secretário.
O procurador do Ministério Público do Trabalho, Rogério Sitônio, destacou a importância do evento para a cidade de Patos, e explicou como o Ministério Público atua no tocante as irregularidades trabalhistas, sobretudo quanto ao trabalho infantil.
“É um evento de grande relevância porque trata do trabalho descente, que é quando há respeito às leis trabalhistas. O Ministério Público do Trabalho tem atuado no sentido de combater as irregularidades, como a falta de registro. Estamos fazendo uma parceria com o Conselho Tutelar, onde encaminhamos as crianças que são encontradas trabalhando irregularmente para programas sociais. Então um evento como esse soma a todas as finalidades institucionais do Ministério Público do Trabalho, para que tenhamos uma postura preventiva de combate a essas irregularidades em Patos”, avaliou o procurador.
Durante esta quinta-feira, 6 de outubro, a conferência contou com a presença do representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado, Severino Alves de Araújo.
Para Severino, "esse encontro é um dos vários que estão sendo preparatórios para outras conferências, a exemplo da Estadual, a ser realizada em novembro, e posteriormente a Nacional, que acontecerá em 2012. O governo pretende com essas conferências, promover o diálogo com toda a sociedade brasileira, onde participam três setores, o governo, empregadores e empregados, e ainda as organizações sociais que não está incluídos na categoria, mas que estão participando efetivamente", disse.
Fonte: Ascom
Postada por Higo de Figueirêdo