Edileudo cria o dia da Cruz da Menina e Damião realiza exposição
Na próxima quarta-feira será comemorado o dia das crianças e, em Patos, se comemora também o dia do Parque Religioso Cruz da Menina, um projeto de lei do vereador Edileudo Lucena, do PT.
Edileudo Lucena diz que criou o dia do Parque Religioso Cruz da Menina com o objetivo de valorizar o parque enquanto potencial turístico de Patos e porque a Menina Francisca tem sido motivo de trabalhos acadêmicos e pesquisas: “Damião Lucena já escreveu muito sobre a Menina Francisca, José Mota tem uma peça sobre o tema, muitos cordelistas também escrevem versos sobre o assunto e a Menina hoje é uma referência cultural e religiosa da cidade de Patos, merecendo que se tenha um dia dedicado ao parque e nada mais apropriado que o dia 12 de outubro, que é o dia da Criança”, disse o vereador.
Essa homenagem ainda é recente, mas o objetivo de Edileudo é fazer com que ela “pegue”, e passe a fazer parte, aos poucos, do calendário de eventos em Patos, provocando uma série de atividades que possam envolver estudantes de toda a cidade. “Em 2012 teremos mais tempo de organizar isso melhor, criando um concurso de redação sobre a Menina Francisca, com premiação dos primeiros colocados, e também pretendemos abrir um concurso para a criação do hino da Menina e investir em pequenas peças teatrais, dentre outras coisas”, disse Edileudo Lucena.
Para marcar essa data será realizada no Centro de Cultura Amaury de Carvalho uma exposição do historiador Damião Lucena que lançou uma revista em quadrinhos contando a história da Menina Francisca. A revista foi lançada há quatro anos, tem os trabalhos gráficos de Alex Souto e, na época foi um sucesso de vendagem em Patos. Damião Lucena imprimiu em banners cada página da revista, de forma que toda a história será exibida no Centro de Cultura em grandes banners, com muita qualidade. “A exposição acontecerá dessa segunda-feira, dia 10, até a próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, e todos estão convidados”, disse o secretário Executivo de Cultura, Wandecy Medeiros.
Fonte: Patosonline
Postada por Higo de Figueirêdo